Helicóptero resgata órgão de transplante que ficou preso em congestionamento em SC; vídeo

Publicado em 12/09/2019, às 08h41
Divulgação / Arcanjo 3 -

Com NSC Total

A equipe do helicóptero Arcanjo 3 de Blumenau (SC) foi acionada nessa quarta-feira, dia 11, para finalizar com urgência o transporte de um fígado para transplante. O órgão foi liberado em Florianópolis e seguia para o Hospital Santa Isabel, em Blumenau, mas ficou preso em um congestionamento.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o major Andre Pratts, o carro da SC Transplantes, instituição responsável pela logística desse procedimento médico no Estado, ficou parado no congestionamento devido a um acidente que causou filas de 10 quilômetrosnos dois sentidos da rodovia. A instituição acionou os bombeiros porque o pouso da aeronave teria que ser feito no meio da pista da rodovia federal.

Ainda conforme o major, toda a operação demorou aproximadamente 27 minutos. Esse tempo considera a saída do helicóptero da base, no Aeroporto Quero-Quero, em Blumenau, o resgate do órgão na BR-101, em Itapema, e a entrega no Hospital Santa Isabel.

Os órgãos fora do corpo humano possuem tempo reduzido para que o transplante seja feito, para reduzir o risco de rejeição. O fígado, em especial, é um órgão sensível e deve ser transplantado o quanto antes. Segundo o Copo de Bombeiros, caso não fosse possível o suporte aéreo do Arcanjo, possivelmente o órgão seria descartado e inviabilizaria a operação.

Arcanjo 03 realizando entrega de fígado no Hospital Santa Isabel pic.twitter.com/3SAxCTovXD

— ARCANJO - BLUMENAU (@ARCANJO_03) September 11, 2019
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP