Redação
“Ainda estou lambendo as muitas e dolorosas feridas do combate tão desigual, mas as cicatrizes nos ensinam, sempre nos ensinam e sempre seguimos em frente”, disse a ex senadora Heloísa Helena no Instagram, sobre sua vitória pelo comando da Rede Sustentabilidade contra o grupo da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
LEIA TAMBÉM
Heloísa e Wesley Diógenes foram reeleitos porta-vozes do partido no V Congresso Nacional da Rede Sustentabilidade, contra Joenia Wapichana e Giovanni Mockus (grupo Rede Vive), por 234 votos contra 165.
Heloísa Helena iniciou sua carreira política pelo PT, sendo eleita em 1992 vice-prefeita de Maceió na chapa encabeçada por Ronaldo Lessa. Também pelo PT foi deputada estadual e senadora, quando rompeu com o partido e foi expulsa da legenda.
Candidatou-se à Presidência da República pelo PSOL em 2006 e não se elegeu, também não conseguindo renovar o mandato de senadora.
Foi vereadora em Maceió por dois mandatos, pelo partido Rede Sustentabilidade, mas em 2020 tentou se eleger deputada federal pelo Rio de Janeiro e não conseguiu.
Marina Silva foi vereadora em Rio Branco, deputada estadual e senadora pelo PT e ficou no partido até 2009. Foi também filiada ao PV e ao PSB.
Tentou a Presidência da República por três vezes e não conseguiu se eleger, sendo agora deputada federal por São Paulo, afastada para ocupar o cargo de Ministra do Meio Ambiente.
No ano passado, Marina Silva fez as pazes com Lula (PT) e apoiou sua candidatura à presidência da República, enquanto Heloísa Helena participou da campanha presidencial de Ciro Gomes (PDT).
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar