Hemoal Maceió abre para doação de sangue no sábado e no Feriado da Padroeira do Brasil

Publicado em 09/10/2020, às 18h19
Assessoria Hemoal -

Assessoria Sesau AL

Além de abrir neste sábado (10) para receber candidatos à doação voluntária de sangue, a Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) também irá funcionar na segunda-feira (12), Feriado da Padroeira do Brasil. Localizada no bairro Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), a unidade estará funcionando das 8h às 17h para receber os voluntários que desejem salvar até quatro vidas com o seu gesto solidário.

A medida visa facilitar o acesso aos candidatos à doação que não podem comparecer ao Hemoal durante a semana e aos sábados. Por meio desta iniciativa, o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue espera manter estabilizado o estoque de plaquetas, hemácias e plasma para atender à demanda das maternidades e hospitais alagoanos.

Entre os pré-requisitos exigidos para a doação de sangue, o Ministério da Saúde (MS) estabelece que o voluntário tenha no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e porte um documento de identificação oficial e original com foto. No caso dos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Impedimentos

LEIA TAMBÉM

Há impedimento para doar sangue, os voluntários que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação neste período e, para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impossibilitadas durante três meses.

“No tocante aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os voluntários que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, caso não tenham apresentado sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias, também podem realizar a doação de sangue normalmente”, ressalta a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade, ao enfatizar que é necessário estar de máscara para doar sangue.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados