Hemoal Maceió não abre para doação de sangue no feriado da Padroeira

Publicado em 26/08/2019, às 17h32
Reprodução/Agência Alagoas -

Agência Alagoas

As Unidades Trapiche e Farol do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) não irão funcionar para doação de sangue nesta terça-feira (27), feriado municipal em homenagem à padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres. Os órgãos irão atuar em regime de plantão, apenas para liberar sangue aos hospitais e maternidades.

LEIA TAMBÉM

Já no Hemoal Arapiraca, que funciona na Rua Geraldo Barboza, no Centro, o atendimento aos voluntários irá ocorrer normalmente nesta terça-feira (27), partir das 7h30. Na quarta-feira (28), a Unidade Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), volta a funcionar em seu horário normal, das 7h às 18h e a Unidade Farol, situada no Hospital Veredas, abrirá às 8 horas.

Quem pode doar sangue

Os voluntários que desejem se candidatar à doação de sangue, devem ter idade entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos, além de boa saúde. O Ministério da Saúde (MS) orienta, ainda, que é necessário comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto.

A portaria do MS também proíbe de doar sangue àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. As mulheres que estiverem grávidas ou amamentando também ficam impossibilitadas de se candidatarem à doação de sangue. E quanto aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis para autorizarem o procedimento.

Ainda de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os doadores de sangue regulares devem respeitar um intervalo de dois meses, no caso dos homens. Já quanto às mulheres, o período de tempo entre uma doação e outra é de três meses.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês