Hemoal não funciona para coleta de sangue nesta terça (24) e quarta (25)

Publicado em 23/12/2019, às 19h00
-

Ascom Sesau

Com o estoque de sangue estabilizado, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) – Unidades Maceió e Arapiraca – não vai abrir para coleta de sangue nesta terça (24) e quarta-feira (25), véspera e dia de Natal. Durante os dois dias, ponto facultativo e feriado estadual, o órgão contará com técnicos de plantão apenas para liberar sangue aos hospitais e maternidades estaduais, que irão funcionar normalmente neste período.

LEIA TAMBÉM

Mas, na quinta-feira (26), o Hemoal retoma a captação de sangue normalmente. Em Maceió, a Unidade Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), abre às 7h. Já a Unidade Farol, no Hospital Veredas – antigo Hospital do Açúcar – abre às 7h30. No interior do Estado, a Unidade Arapiraca, localizada no Laboratório Municipal, na Rua Geraldo Barboza, no bairro Centro, inicia o atendimento às 7h30.

Para se candidatar à doação de sangue, segundo pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS), é necessário estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais para que autorizem o procedimento.

Ainda de acordo com portaria do Ministério da Saúde, ficam impedidas de doar sangue as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, bem como mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Contudo, para repetir o procedimento, é estipulado um prazo de três meses para as mulheres. Para os homens o intervalo é menor, de apenas dois meses.

Demais Unidades – O HGE, os três Ambulatórios 24 Horas, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais, o Hospital da Mulher e o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) em Maceió, além do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, estarão com o atendimento regular nos dois dias. Para os Ambulatórios 24 Horas Noélia Lessa, na Levada; Dom Miguel Câmara, na Chã da Jaqueira e Denilma Bulhões, no Benedito Bentes, devem se dirigir somente os usuários que necessitem de primeiros socorros e outros procedimentos, a exemplo de curativos e pequenas suturas.

Nas UPAs Tabuleiro do Martins e Jacintinho, localizadas, respectivamente, na Avenida Durval de Góes Monteiro e na Ladeira do Óleo, o atendimento é voltado para pacientes que estejam com dor de cabeça, vomitando, com diarreia, crise de asma e diabetes, além de convulsões. As duas unidades, construídas e mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizam o atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade. O Hospital da Mulher, no bairro Poço, em Maceió, irá funcionar normalmente para atender as gestantes de baixo risco em trabalho de parto e que forem encaminhadas pela Central de Regulação, além das vítimas de violência sexual, por meio da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS).

HGE e HEA – Já os casos que devem ser encaminhados ao HGE e Hospital de Emergência do Agreste, são os de maior gravidade ou aqueles que demandam atendimento de especialistas e a realização de exames de maior complexidade. Devem ser encaminhados para as duas unidades, os pacientes com apendicite ou que tenham sofrido acidente de trabalho, moto e carro, atropelamento, afogamento, queimaduras e traumas ortopédicos.

Samu – Também irá funcionar normalmente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Pelo ar, com o Samu Aeromédico ou pela terra, com as ambulâncias e motolâncias, estaremos atendendo àqueles que necessitem de assistência pré-hospitalar móvel”, garante o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ao recomendar prudência dos alagoanos, principalmente para àqueles que irão dirigir, onde as leis de trânsito devem ser respeitadas, evitando a mistura álcool e direção.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas