Hemoal não irá abrir para doação de sangue no feriado do Dia do Trabalhador

Publicado em 30/04/2020, às 22h35
Doações de sangue estão suspensas nesta sexta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador | Carla Cleto / Agência Alagoas -

Agência Alagoas

Em razão do feriado nacional do Dia do Trabalhador, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) não irá abrir para doação de sangue nesta sexta-feira (1º) de maio. Com isso, as unidades Maceió e Arapiraca irão funcionar, apenas, para liberar hemocomponentes às maternidades e hospitais, além de prestar assistência emergencial a pacientes hemofílicos.

LEIA TAMBÉM

No sábado (2), a Unidade Maceió, localizada no bairro Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), volta a atender candidatos à doação no horário das 8h às 17h. Já a Unidade Arapiraca – que não funciona aos finais de semana – irá reabrir para doação de sangue na segunda-feira (4), das 7h30 às 17h30.

Critérios para doação – Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários devem seguir critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de boa saúde, peso superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, é necessário comparecer aos postos de coleta portando um documento de identificação com foto.

Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis para autorizar a doação. Os voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ficam impedidos de doar.

As gestantes e lactentes ficam proibidas de doar sangue durante o período em que estiverem grávidas e amamentando. E No caso dos doadores que irão repetir o procedimento, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres de três.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas