Hemoal tem apenas 27,6% do estoque de sangue necessário e pede doações

Publicado em 18/02/2022, às 12h02
Foto: Assessoria Hemoal -

Ascom Secretária de Saúde de Alagoas

Das 300 bolsas de sangue necessárias diariamente o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) dispõe de apenas 83, o que representa 27,6% do percentual mínimo. Diante desta realidade, o órgão apela novamente por doações e abre as Unidades Maceió e Arapiraca neste sábado (19), além de realizar coleta externa.

LEIA TAMBÉM

Os horários e locais de coleta serão:

A gerente  do Hemoal, Verônica Guedes, destacou que das oito tipagens sanguíneas do Grupo ABO, todas estão com estoque crítico.

"Devido ao aumento de casos de Covid-19, tivemos aumento da demanda transfusional, porque muitos pacientes internados necessitam de sangue. Além disso, temos que atender aos casos de emergência e as cirurgias eletivas, o que tem aumentado nosso consumo”, disse.

Além disso, segundo a gerente do Hemoal, as pessoas que testaram positivo para a Covid-19, devem aguardar uma quarentena de 14 dias, contados após a recuperação da doença. “E com o aumento de infectados pelo novo coronavírus, automaticamente há redução do número de voluntários que comparecem aos nossos postos de coleta, seja na capital ou no interior”, ressalta.

Vacinas – No caso dos voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Se o voluntário foi vacinado com a CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, no caso dos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.

Critérios para Doação – Além de estar usando máscara, o candidato à doação de sangue deve ter boa saúde e idade entre 16 e 69 anos. Também é necessário ter no mínimo 50 quilos e comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto.

“Quanto aos voluntários que possuem menos de 18 anos, é obrigatório comparecer ao Hemoal acompanhado dos pais ou responsáveis legais. É importante ressaltar que, se o candidato comparecer ao posto de coleta sem o acompanhante legal e seus documentos, a doação de sangue não será autorizada”, enfatiza a gerente do Hemoal.

Impedimentos – Conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), os voluntários que contraíram hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam proibidos de doar sangue. Com relação à doação de sangue feminina, é proibida, apenas, se a mulher estiver grávida ou amamentando”, salienta Verônica Guedes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Santa Casa Cardiovascular amplia estrutura e passa a oferecer mais conforto e agilidade no atendimento Refrigerantes zero oferecem risco maior ao fígado que os tradicionais, aponta estudo Começa a funcionar a plataforma de bloqueio de sites de apostas e busca por assistência no SUS Óleo de cannabis e analgésicos são recolhidos pela Anvisa