Contigo!
O Brasil se despediu no último domingo (20) de Preta Gil, que faleceu aos 50 anos, vítima de complicações de um câncer. Muito além da filha de Gilberto Gil, Preta construiu seu próprio caminho como cantora, apresentadora, empresária e símbolo de luta por liberdade, autoestima e diversidade.
LEIA TAMBÉM
Dona de uma trajetória artística consistente, Preta acumulava mais de 270 músicas registradas no ECAD, entre composições próprias, parcerias e interpretações. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, lançou quatro álbuns de estúdio, dois ao vivo e diversos singles que marcaram gerações. Agora, todo esse legado passa a ser administrado por seu único filho, Francisco Gil, vocalista do grupo Gilsons.
De acordo com a legislação brasileira, os direitos autorais de obras artísticas continuam válidos por 70 anos após a morte do autor, e só podem ser gerenciados pelos herdeiros legais. No caso de Preta, essa responsabilidade, e também a missão de manter sua história viva, ficará com Francisco, fruto do relacionamento da artista com o ator Otávio Muller.
Além da música, Preta Gil também teve destaque no mundo dos negócios. Foi cofundadora da Mynd, uma das maiores agências de marketing de influência do Brasil, que ajudou a profissionalizar o mercado de celebridades e criadores de conteúdo digitais. Com a marca sólida que construiu, é possível que o filho também atue como sócio ou gestor das futuras movimentações envolvendo o nome da mãe.
Em meio ao luto, Francisco publicou uma homenagem emocionante, relembrando a conexão profunda entre os dois. Em um texto acompanhado de uma foto de Preta grávida, ele escreveu:
"Deve ter sido muito bom morar nessa barriga. Eu queria poder lembrar como era estar pleno e o tempo todo perto do coração mais bonito que esse mundo já viu. Você é uma força da natureza e o nosso amor é a resposta para todo o sentido que a gente tenta encontrar nessa vida. E a gente faz isso juntos"
Ainda em vida, Preta respondeu com a mesma intensidade: "A gente encontra as respostas juntos. A gente entende as coisas juntos e a gente se entende. Não importa o que aconteça, basta um respiro e um olhar que está tudo entendido entre eu e você. E a gente ainda vai descobrir muita coisa juntos. Tem sido transformador, revolucionário e intenso ainda estar descobrindo todos os dias mais sobre a sua força, sua fé… sobre você. É a forma mais pura, desafiadora e bonita de eu me descobrir também. Afinal, o que seria da vida se não essa eterna possibilidade da gente inventar, reinventar… e sermos felizes assim? E ninguém nunca deixou de te ver feliz. A felicidade, para mim, é você. Te amo, mãe! Feliz hoje, ontem, amanhã e sempre!”, completou o jovem. Ainda em vida, Preta comentou: “Você é tudo para mim, razão do meu viver!"
LEIA MAIS