Hermeto Pascoal: Governo de Alagoas decreta luto de três dias; Prefeitura de Maceió lamenta perda

Publicado em 14/09/2025, às 13h00
- Divulgação/Instagram/Hermeto Pascoal

Redação

O Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió lamentaram o falecimento de Hermeto Pascoal, 89 anos, multi-instrumentista, compositor e arranjador alagoano que conquistou o Brasil e o Mundo ao longo dos 70 anos de carreira. O Estado decretou luto oficial de três dias.

LEIA TAMBÉM

Na conta oficial do Instagram, o Governo publicou a imagem de Hermeto e escreveu: "Alagoas perdeu um dos maiores gênios de sua história: Hermeto Pascoal. Nascido em Lagoa da Canoa, então distrito de Arapiraca, ele transformou a música em liberdade e alegria. O mundo o reverenciou até mais do que nós, alagoanos. Em respeito à sua memória, o Governo de Alagoas decreta luto oficial de 3 dias e manifesta profundo pesar à família, amigos e a todos que, como nós, se orgulham desse alagoano universal. É nosso dever preservar Hermeto em nossa memória e no mais alto lugar da admiração de nossa gente".

Também pela rede social, o governador Paulo Dantas destacou que o legado do alagoano será eterno. "Hoje nos despedimos do gênio alagoano Hermeto Pascoal. Compositor, multi-instrumentista e ícone da música, sua criatividade, ousadia e arte ultrapassaram fronteiras deixando um legado eterno que nos enche de orgulho, Meus sentimentos a todos os admiradores deste grande artista", publicou.

A Prefeitura de Maceió também divulgou nota para lamentar a perda: "O prefeito JHC e o vice-prefeito Rodrigo Cunha lamentam o falecimento de Hermeto Pascoal, alagoano de Lagoa da Canoa, multi-instrumentista e referência mundial na música. Foi três vezes vencedor do Grammy Latino, transformou os sons do cotidiano em arte com originalidade e irreverência, e deixa um legado imortal para a música no Brasil e no Mundo. Nossos sentimentos aos fãs, familiares e amigos de Hermeto".

JHC lembrou o reconhecimento mundial de Hermeto e disse que o músico transformou os sons do cotidiano em arte com criatividade e irreverência únicas. "Hermeto levou o nome de Alagoas para os maiores palcos do mundo e deixa um legado imortal para a música brasileira e universal. Me solidarizo com seus familiares, amigos e com todos os admiradores que hoje se despedem deste ícone", escreveu no Instagram.

Hermeto Pascoal morreu aos 89 anos nesse sábado (13), no Rio de Janeiro. O velório será realizado nesta segunda-feira, 15, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu. A cerimônia será aberta ao público. 

Lula lamenta perda

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também usou as redes sociais para prestar homenagem ao ícone alagoano de Lagoa da Canoa. Lula publicou que o talento e a incansável criatividade consagraram Hermeto internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo.

"Multi-instrumentista, compositor e arranjador, Hermeto transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos. Dialogou com o jazz, a música popular brasileira e as tradições regionais. Em 2010, eu tive a honra de condecorá-lo com a Ordem do Mérito Cultural", escreveu no post. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE