HGE investe no controle e melhor aproveitamento da farmácia à população

Publicado em 04/01/2018, às 13h22

Redação

O Hospital Geral do Estado (HGE) investe no controle e melhor aproveitamento dos insumos. Prova disso é que o Serviço de Tecnologia da Informação construiu e aprimorou um sistema capaz de monitorar todos os materiais que chegam à Farmácia Central e informar os locais onde há necessidade de reabastecimento. 

LEIA TAMBÉM

O resultado do GestHosp é uma economia mensal que se aproxima a R$ 200 mil, pois evita o desperdício e permite o monitoramento dos farmacêuticos quanto à melhor utilização. Ele também permite que os profissionais de saúde tenham acesso a informações sobre a disponibilidade dos insumos, a exemplo de esparadrapos, máscaras, toucas, sapatilhas, luvas, fitas de teste de glicemia e outros.   

“Nós capacitamos as equipes e instalamos novos computadores para utilização do GestHosp. Através desse sistema, também conseguimos monitorar, com maior clareza, os gastos financeiros de cada setor, temos acesso a quem prescreveu e solicitou os materiais e acompanhamos as decisões de alta médica, óbito e transferência. Contudo, podemos prever, com antecedência, o que está para acabar e, assim, providenciar novos materiais médicos”, explicou a coordenadora da Farmácia do HGE, Michelle Oliveira. 

A gerente do HGE, Marta Mesquita, acrescenta que o sistema também permite um controle rigoroso na qualidade dos atendimentos. “O bom gerenciamento desses recursos é importantíssimo para afastar falhas, reduzir custos e garantir o armazenamento suficiente para nossos pacientes”, argumentou. 

Vale ressaltar que os insumos hospitalares e medicamentos têm custos muito altos e os recursos em quaisquer hospitais, público ou privado, são cada vez mais limitados e controlados. “Sendo assim, o principal desafio é garantir a disponibilidade de produtos no momento que o alagoano mais precisa, que é o de doença. Para conquistar esse objetivo, iniciamos um planejamento de gestão, que apontou os principais aspectos determinantes para um estoque eficiente”, justificou a gerente do maior hospital público de Alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados