Hoje é Dia do Corno: entenda origem da data que celebra os "chifres"

Publicado em 25/04/2025, às 09h37
Em 2021, "Nininho do Bode" era vereador em Santa Rita, na Paraíba, e propôs um PL para criação do Dia do Corno na cidade - Foto: Reprodução/Redes sociais

Terra

Quando o assunto é traição, as pessoas, geralmente, lembram de eventos desagradáveis e traumáticos. Para alguns, a fama de "ser corno" não é algo para sair por aí exibindo e ainda serve de inspiração para várias músicas da chamada "bad". A situação mais falada pelos brasileiros tem o seu próprio dia. O Dia do Corno é comemorado nesta quinta-feira, 25 de abril.

LEIA TAMBÉM

Mas por que alguém comemoraria algo tão angustiante? Na verdade, a celebração da data remete ao Dia de São Marcos. Desde meados do século XVIII onde hoje estão cidades portuguesas e espanholas, fiéis levavam ao altar do santo do dia uma coroa com um corno de animal na ponta e nas missas, os padres coroavam os homens casados. O costume católico acabou virando piada popular especialmente no Brasil.

'Dia do Corno' em canções
No país tropical, a traição é tema de incontáveis músicas. Em 2016, Naiara Azevedo fez sucesso com o hit "50 Reais", que gravou com a dupla Maiara e Maraísa. A música é inspirada em uma história de traição real vivida pela própria cantora. Ela viu a troca de mensagens do namorado marcando um encontro com outra, foi até o apartamento do rapaz e acabou pegando o casal no flagra.

O Dia do Corno é lembrado na música. As dores da traição estão presentes no repertório da cantora  Marília Mendonça, que triunfou com a música "Infiel". Um de seus maiores sucessos conta a história de uma mulher que descobre a traição do parceiro.

Fora do país, a colombiana Shakira, por exemplo, recentemente chegou ao topo do ranking do Spotify mundial com "BZRP Music Sessions Vol. 53". Na música, ela expõe a separação polêmica do seu ex-marido Gerard Piqué.

Lançada em 2016, Sorry é mais uma música internacional sobre traição, presente no sexto álbum de Beyoncé, "Lemonade". A letra retrata uma personagem que se sente cansada pelas desculpas esfarrapadas do cara.

A eterna princesinha do pop Britney Spears teria traído Justin Timberlake com Wade Robson, um amigo do cantor na época. Assim, o cantor compôs "Cry Me a River", transbordando toda a sua decepção com Britney. Embora retrate um tema delicado, a música se tornou um dos maiores hits da carreira de Justin.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital