Yasmin Gregorio*
Um ano e sete meses depois de o corpo de Anna Cecillya dos Santos Silva, de 9 anos, ser encontrado em uma área de mata de Branquinha, o homem acusado de envolvimento na morte da criança será julgado pelo Tribunal do Júri. Victor Emanuel Silva de Souza responde por homicídio qualificado, estupro de vulnerável, ocultação de cadáver e corrupção de menor.
LEIA TAMBÉM
O julgamento está marcado para esta terça-feira (18), a partir das 9h, no Fórum Ministro Pedro da Rocha Acioly, em Murici. A acusação será apresentada pela promotora de Justiça Ilda Regina Reis, da Promotoria de Justiça de Murici.
Segundo o Ministério Público de Alagoas (MPAL), Victor Emanuel deverá ser responsabilizado pelos quatro crimes. A acusação sustenta ainda que o homicídio teve quatro circunstâncias que tornam o crime qualificado: uso de meio cruel, recurso que teria impedido a defesa da vítima, o fato de Anna Cecillya ter menos de 14 anos e a ocultação do corpo para garantir a impunidade de outro crime.
Relembre o caso
Anna Cecillya desapareceu no dia 20 de janeiro de 2025, depois de pedir autorização à mãe para sair de casa e brincar. Como a menina não voltou, a família começou a procurá-la e registrou o desaparecimento.
Seis dias depois, em 26 de janeiro, o corpo da criança foi encontrado em uma área de mata de difícil acesso, em Branquinha, na Zona da Mata de Alagoas. A menina apresentava sinais de violência.
As investigações apontaram Victor Emanuel, então com 25 anos, e um adolescente de 17 anos como suspeitos. Victor era namorado da tia de Anna Cecillya e havia passado a morar com ela pouco antes do crime.
Na época, o caso provocou revolta entre moradores de Branquinha. Um vídeo (veja abaixo) registrado no dia da prisão de Victor Emanuel mostra a movimentação e a revolta da população diante do caso. Segundo informações repassadas ao TNH1, moradores chegaram a ameaçar invadir o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) onde o suspeito estava.
Suspeitos teriam estuprado criança antes da morte
Durante a investigação, a Polícia Civil informou que Anna Cecillya teria sido estuprada antes de ser assassinada.
Em entrevista coletiva realizada na época, o delegado Thales Araújo afirmou que o adolescente de 17 anos havia confessado o estupro e relatado detalhes sobre o que teria acontecido com a menina.
O adolescente também afirmou que teria sido ameaçado para participar do crime. Na ocasião, porém, a Polícia Civil informou que essa versão ainda seria analisada, porque havia pontos do depoimento que não coincidiam com outras informações levantadas pela investigação.
Victor Emanuel foi autuado pelos crimes de homicídio qualificado, estupro, ocultação de cadáver e corrupção de menores.
Adolescente já recebeu medida socioeducativa
O adolescente envolvido no caso não será julgado pelo Tribunal do Júri. Como tinha 17 anos quando os fatos aconteceram, ele respondeu de acordo com as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Ele já recebeu medida socioeducativa de três anos por atos infracionais correspondentes aos crimes de homicídio e estupro.
Agora, cabe aos jurados decidir sobre as acusações contra Victor Emanuel.
O que será analisado no júri
Durante a sessão, o Ministério Público deverá apresentar as provas reunidas durante a investigação e a instrução do processo para sustentar a acusação.
Além do homicídio qualificado e do estupro de vulnerável, Victor responde pela acusação de ter ocultado o corpo da criança e de ter envolvido um adolescente na prática de infração penal.
O Tribunal do Júri será responsável por decidir se o réu é culpado ou não pelas acusações apresentadas pelo Ministério Público.
*Estagiária sob supervisão.
LEIA MAIS