Homem curado de câncer terminal com tratamento inédito morre após acidente

Publicado em 19/12/2019, às 09h39
Divulgação / USP -

Uol

O mineiro Vamberto Luiz de Castro, que foi curado de um câncer terminal após passar por um tratamento inédito na América Latina, morreu após um acidente em Belo Horizonte.

LEIA TAMBÉM

Segundo informou a Polícia Civil de Minas Gerais, Vamberto deu entrada no dia 11 de dezembro no Instituto Médico Legal, foi examinado e teve o corpo liberado no mesmo dia. As circunstâncias da morte ainda são desconhecidas.

"Somente após o laudo do exame de necropsia será possível dizer se há indícios de violência", informou a assessoria da Polícia Civil por telefone. O laudo está previsto para sair em 30 dias.

Curado com tratamento inédito

Vamberto foi a primeira pessoa na América Larina a receber um tratamento feito a partir das próprias células. Ele já estava em fase terminal de um linfoma nos ossos e foi ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto em busca de um tratamento experimental. Ele já havia passado por diversas sessões de quimioterapia antes de buscar o tratamento.

A terapia conhecida como CART-CeII - que foi descoberta no exterior - foi inteiramente desenvolvido no Brasil no Centro de Terapia Celular (CTC-Fapesp-USP) do Hemocentro, ligado ao HC de Ribeirão Preto.

O tratamento foi feito com células T (do sistema imunológico) retiradas do próprio paciente e geneticamente modificadas. A função original dessas células é combater doenças. No entanto, muitos cânceres conseguem driblar esse mecanismo de defesa natural do organismo, tornando-se "invisíveis".

Os especialistas alteraram geneticamente as células T, com a inclusão de uma proteína específica que as torna mais sensíveis a determinados tipos de linfoma. As células alteradas e cultivadas em laboratório foram inseridas de volta no paciente por meio de uma infusão. Com a alteração genética nas células de defesa, elas passam a reconhecer mais facilmente as células cancerígenas e conseguem destruí-las.

Em menos de 20 dias, Vamberto já apresentou a remissão da doença. Ele recebeu alta em outubro após ser considerado curado da doença.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares