Homem é condenado quase 25 anos depois de matar pai de criança com Síndrome de Down, em Maceió

Publicado em 28/11/2025, às 10h55
- Divulgação / MP

TNH1

Ler resumo da notícia

Após quase 25 anos, Antônio Santos foi condenado pela morte de José Francisco de Oliveira, pai de uma criança com síndrome de Down e responsável pelo sustento da família. Ele foi assassinado em 2001, em Maceió. A condenação foi divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL).

LEIA TAMBÉM

O Conselho de Sentença fixou a pena em nove anos, quatro meses e 15 dias de prisão, em regime fechado.

Segundo os autos, réu e vítima se conheciam e discutiram antes do crime. Antônio ameaçou José Francisco e deixou o local, mas retornou minutos depois e efetuou vários disparos.

Em seguida, pisou no pescoço da vítima, que agonizava no chão, e disse: "Eu não disse que ia lhe matar?". A ameaça também foi dirigida a moradores que testemunharam a cena.

A vítima era responsável pelo sustento da família. Após o crime, segundo o MP, os familiares ficaram desassistidos, e o filho com necessidades especiais desenvolveu depressão e necessitou de acompanhamento psiquiátrico.

"O Conselho de Sentença entendeu que o réu deveria pagar pela violência cometida, matando uma pessoa e impedindo que a criança especial tivesse uma vida com assistência, já que o pai era quem mantinha toda a família", afirmou a promotora Adilza de Freitas.
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Babá suspeita de agredir criança autista é denunciada pelo Ministério Público STJ mantém prisão de piloto acusado de espancar jovem em Brasília Entenda decisão de Flávio Dino que suspendeu penduricalhos dos Três Poderes Justiça nomeia Suzane von Richthofen gestora da herança de R$ 5 milhões de tio