Eberth Lins
Um homem foi detido neste domingo (31), no bairro da Pajuçara, em Maceió, após supostamente desacatar e tentar agredir policiais do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp).
LEIA TAMBÉM
De acordo com o relato da polícia, o suspeito tentou fugir ao perceber a aproximação da guarnição, colocando a mão na cintura em atitude considerada suspeita. Ele foi alcançado e abordado pelos policiais.
A abordagem aconteceu nas proximidades da Igreja Imaculada e foi acompanhada por freiras e fiéis, que denunciam uso abusivo da força policial; assista ao vídeo:
"Meu Deus, deram um tapa na cara dele. Misericórdia. A gente conhece ele, só porque ele não ficou calado, deu logo um tapa na cara dele", diz uma fiel enquanto registra a cena de violência.
Fiéis chamaram a atenção dos policiais e reforçaram que o homem é conhecido na região. "Ele é do bem, é quem olha os carros da gente aqui, é conhecido", alega uma mulher frisando tratar-se de um trabalhador. "Policial, o que foi que aconteceu? Fale pra gente", questiona outra. "Isso é excesso de poder, deram tapa na cara dele", denuncia a mulher que fez o registro.
Conforme consta no Boletim de Ocorrência, durante a abordagem, o homem se recusou a seguir as ordens dos agentes e passou a proferir ofensas contra a equipe, resistindo à prisão.
Segundo os policiais, ele chegou a agarrar o colete de um dos agentes, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo. Após ser imobilizado, ele foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica e, em seguida, conduzido à Central de Flagrantes, no Tabuleiro do Martins, onde foi autuado por desacato, resistência e desobediência.
O TNH1 entrou em contato com a Polícia Militar para apurar a denúncia de truculência; leia a nota na íntegra:
A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), por meio da Companhia de Raio, informa que realizava patrulhamento de rotina, na manhã desse domingo (31), no bairro da Pajuçara. Próximo a uma igreja, a guarnição se deparou com um indivíduo que, ao avistar a viatura, mudou de direção e levou a mão a cintura, despertando a suspeita da equipe policial.
Após solicitação, o homem não obedeceu à ordem de parada para abordagem, resistindo para levar as mãos a cabeça e, ainda, proferiu xingamentos e tentou agredir um dos policiais.
Diante da situação, foram utilizados os meios necessários para sua algemagem e condução. O envolvido foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jaraguá, para exame de corpo de delito, e posteriormente à Central de Flagrantes, onde ficou detido por desacato, resistência e desobediência.
LEIA MAIS