Homem é flagrado com tatuagem nazista em jogo da Série D

Publicado em 18/04/2022, às 17h03
Reprodução / Twitter -

Folhapress

Um duelo válido pela primeira rodada da Série D ficou marcado por um episódio que extrapola a esfera do futebol. Durante a partida deste domingo (17) entre o São Raimundo-AM e o São Raimundo-RR, em Manaus, um homem foi flagrado com o símbolo de uma águia nazista tatuado em suas costas. O fato gerou revolta nas redes sociais e também uma nota de repúdio do time da casa.

LEIA TAMBÉM

Após ter comemorado a vitória em seus domínios por 2 a 1, o São Raimundo-AM publicou um comunicado oficial sobre o ocorrido. "Chegou ao conhecimento da diretoria que um indivíduo adentrou ao estádio usando camisa e retirou a mesma, ostentando uma tatuagem com símbolo nazista e proibida pela legislação vigente", informa o clube.

"O São Raimundo Esporte Clube vem a público repudiar a atitude deste indivíduo que nada representa a história do clube do povo. O São Raimundo condena veementemente toda e qualquer manifestação favorável àquilo que foi uma das maiores máculas da história mundial", acrescenta o comunicado.

O time ainda afirma que o homem em questão, quando identificado, não entrará mais no Estádio Ismael Benigno em jogos do clube manauara. Além disso, a diretoria do clube encaminhará uma denúncia aos órgãos criminais "para que haja a devida investigação e persecução penal".

Usuários das redes sociais se mostraram incrédulos com o indivíduo e apoiaram a manifestação do clube. "O São Raimundo está mais do que certo em proibir de entrar no estádio", comentou um torcedor. "Atitude sensata do São Raimundo, já que com certeza a referida pessoa não deve representar o torcedor do Tufão", completou uma internauta.

O time da casa estreou na Série D de 2022 com uma vitória conquistada nos acréscimos do segundo tempo. Após estar perdendo por 1 a 0 até os 45 minutos da etapa final, o clube de Manaus conseguiu a virada com gols de Derlan e Railson.

O episódio envolvendo um indivíduo sendo flagrado com uma tatuagem nazista em um estádio é o segundo caso deste ano. Em fevereiro, um torcedor do Brasil de Pelotas foi expulso do Bento Freitas por exibir uma tatuagem com o título da autobiografia de Adolf Hitler, 'Mein Kampf' (Minha Luta). O livre inspirou o movimento nazista na Alemanha.

Além disso, viralizou na última semana o fato que diversos times do 'Cartola FC', fantasy game do Campeonato Brasileiro, tinham nomes em apologia ao nazismo. O jogo da Globo se manifestou nas redes sociais afirmando que identificaria e removeria as equipes que fizessem alusão a "qualquer tipo de manifestação racista, homofóbica ou nazista".

A apologia ao nazismo se enquadra na lei 7.716 de 1989, que diz que é crime "praticar, induzir ou incitar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". A pena é de reclusão de um mês a três anos e multa, ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meio de comunicação social.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com tornozeleira eletrônica, jogador brasileiro pode ser campeão após sair da cadeia Neymar afirma que jogará mesmo lesionado: "me sinto cada vez melhor" Ceará x Cruzeiro com exclusividade na RECORD neste sábado (29) Presidente da CBF rebate Abel sobre arbitragem: "Quando favorece não fala"