Homem é preso por pular cerca e tentar invadir prédio do STF; bomba foi encontrada

Publicado em 01/03/2025, às 16h45
- Mateus Coutinho/UOL

TNH1 com UOL

Um homem foi preso em Brasília por tentar invadir a sede do Supremo Tribunal Federal nessa sexta-feira (28). O suspeito pulou a cerca e tentou entrar no prédio, e foi detido um período depois, ao ser abordado em casa por policiais civis do Distrito Federal. Ele resistiu à detenção e tentou agredir os agentes, conforme apuração do site UOL.

LEIA TAMBÉM

Segundo a polícia, o homem tinha materiais "perigosos" na residência. Durante cumprimento de mandado de prisão, emitido pelo Tribunal de Justiça, os policiais encontraram uma bomba caseira e materiais contrários ao STF.

O caso é o terceiro do tipo em menos de 4 meses. Em 13 novembro, Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, morreu após detonar explosivos na Praça dos Três Poderes. Já em 29 de dezembro, Lucas Ribeiro Leitão foi preso no interior da Bahia, pegando carona em um caminhão a caminho de Brasília, por suspeita de planejar ataques na capital federal.

A prisão ocorre 10 dias após denúncia contra investigados por tentativa de golpe. No dia 18 de fevereiro, a PGR (Procuradoria-geral da República) acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 33 pessoas. Na denúncia, a PGR afirma que o 8 de janeiro foi "fomentado e facilitado" pela organização criminosa que seria liderada pelo ex-presidente.

Ameaças

O Supremo tem recebido ameaças. Em novembro, a Polícia Federal informou que o Supremo e seus ministros já haviam recebido mais de mil ameaças por e-mail desde os atos de 8 de janeiro, e que várias delas chegaram à Corte logo após a explosão causada por Tiü França e endossando aquela tentativa de atentado

O chefe da AGU (Advocacia-geral da União) repudiou nova tentativa de invasão do STF. Em publicação no X, o ministro Jorge Messias defendeu que "é crucial responsabilizar os criminosos do 8 de janeiro, tanto civil como criminalmente". Bolsonaro e seus aliados têm tentado emplacar, no Congresso, uma proposta de anistia aos envolvidos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas Grávida de gêmeos viraliza após mostrar técnica inusitada para evitar parto prematuro; veja O que os brasileiros mais procuraram em 2025? Google divulga ranking com surpresas Ícone nacional vai ganhar um parque temático no Brasil; veja detalhes