Homem passa mão por cachoeira de metal derretido e não se queima

Publicado em 04/01/2018, às 19h32

Redação

Todo mundo sabe que, para não ter a mão “derretida”, uma coisa que não devemos fazer é tocar metais incandescentes, certo? Então, você consegue explicar como é que o cara do vídeo abaixo consegue dar três tapas em uma cachoeirinha de metal líquido sem perder a mão no processo? Seria bruxaria? Algum superpoder? Montagem? Seria ele russo? Veja a seguir:

LEIA TAMBÉM

De acordo com Yasmin Tayag, do site Inverse, primeiro o vídeo acima foi divulgado pelo pessoal do Live Leak e viralizou após ser postado no Reddit, um site de compartilhamento e discussão de conteúdo circulando na internet. Pois, se depois de assistir ao cara passar a mão pelo metal derretido você ficou achando que isso aí não pode ser verdade, saiba que, segundo Yasmin, existe uma explicação para o homem ter saído (aparentemente) ileso da brincadeira.

A Física explica

Uma explicação para o cara não ter perdido a mão é um fenômeno da Física chamado Efeito de Leidenfrost. Apesar de se tratar de algo com cara de ser muito complexo e com nome complicado, você certamente já viu esse fenômeno acontecendo antes. Sabe quando gotas caem em uma panela muito quente e começam a deslizar sobre a superfície antes de entrar em ebulição? Então, esse é o tal fenômeno entrando em ação!

Basicamente, o Efeito de Leidenfrost acontece quando um líquido entra em contato com uma substância significativamente mais quente do que o seu ponto de ebulição e forma uma camada isolante de vapor que evita que o líquido evapore. No caso da panela, o que ocorre é que, em vez de deslizar sobre a superfície, as gotas deslizam sobre uma camada de vapor de água.

Já com o homem do vídeo, o que parece acontecer é que, quando ele passa a mão pelo metal derretido, a umidade natural da pele evapora imediatamente, formando uma eficiente camada de vapor que evita que o material incandescente toque diretamente e queime o tecido. Como você viu, o cara movimenta a mão superdepressa, e isso faz parte do truque — já que a pele contém uma quantidade limitada de água e, se ele demorar em tirar a mão, tsss...

O curioso, conforme apontou Yasmin, é que o cara dá três tapas no metal derretido sem se queimar, quando o mais lógico seria que ele conseguisse fazer isso apenas uma vez — e depois de molhar bem a mão com água para garantir que a camada protetiva de vapor se forme. Uma possibilidade seria que ele executa o movimento tão rápido que não dá tempo para que toda a umidade da pele evapore ou, ainda, que suas mãos sejam mais úmidas que o normal. Independentemente de qual seja o segredo, aconselhamos que você não tente isso em casa!

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pedreira da Ilha de Páscoa dá pistas de estátuas enigmáticas dos polinésios Novo estudo sugere que neandertais canibalizavam mulheres e crianças forasteiras Cientistas alertam para poderes de 'armas-cerebrais' que podem controlar memória, percepção e comportamento Estudo investiga o potencial de microdoses de cannabis no tratamento de Alzheimer em idosos