Homem que atirou torta em 'Mona Lisa' no Museu do Louvre é preso

Publicado em 30/05/2022, às 14h14
Reprodução / Twitter -

Folhapress

Um homem de 36 anos foi preso e posto na ala psiquiátrica depois de ter atacado o quadro "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci, no Museu do Louvre neste domingo (29), segundo o jornal The Guardian. Disfarçado com uma peruca e sentado numa cadeira de rodas, ele jogou algo parecido com uma torta no quadro, que não chegou a ser danificado, já que a obra é protegida por uma tela de vidro.

LEIA TAMBÉM

A atitude era um suposto protesto contra a falta de atenção dos artistas ao planeta. "Pensem na Terra, há pessoas que estão destruindo o planeta. Pensem no planeta, todos os artistas, pensem no planeta. Por isso fiz isso, pensem no planeta", é possível escutar o autor do ataque falando em um dos vídeos que gravaram o momento do ataque.

Representantes do Museu do Louvre não comentaram o incidente no domingo. Uma investigação foi aberta sobre a tentativa de vandalizar a obra, declarou a promotoria de Paris.

A obra de Da Vinci, datada entre 1503 e 1506, é considerada uma das mais importantes da história da arte ocidental e já foi alvo de outras tentativas de ataques, como uma turista que jogou uma xícara de chá contra o quadro em 2009, ou uma mulher que tentou pixá-lo em 1974 –em ambos os casos, a pintura não sofreu danos, protegida pela tela de vidro.

O Museu do Louvre é o maior do mundo, abrigando centenas de milhares de obras de arte que atraem cerca de dez milhões de visitantes por ano, em uma média anterior à pandemia de Covid-19.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto