Homem se lança em foguete caseiro para checar se a Terra é plana ou não

Publicado em 27/03/2018, às 17h29

Redação

Mike Hughes construiu um foguete na garagem de casa para checar "com os próprios olhos" se a Terra é redonda.

LEIA TAMBÉM

Ele gastou 1.500 horas trabalhando e cerca de R$ 65 mil. Parte do projeto foi financiada por um grupo de pessoas que defende a ideia de que a Terra é plana, os chamados "terraplanistas".

Algumas tentativas anteriores de Mike de lançar um foguete aos ares falharam. Mas, na última, a aeronave alcançou a altura de 571 metros, 10 mil metros menos que a maioria dos aviões. Com 61 anos, Mike machucou, sem gravidade, as costas durante o pouso.

Ele afirma que ainda não está convencido de que a Terra é redonda ou plana. O foguete teria que ter alcançado 12 mil metros para registrar o formato do planeta. A ideia é continuar com o projeto e contratar engenheiros para ajudar na construção de uma nave espacial mais potente,

"Eu não quero ter que acreditar na versão de ninguém. Eu não sei se a Terra é plana ou redonda", afirma Mike, ao justificar o fato de querer verificar pessoalmente o formato do nosso planeta.

No Facebook, há pelo menos 30 grupos brasileiros de pessoas que defendem que a Terra é plana. Os terraplanistas também estão no YouTube, com vários canais dedicados a mostrar experimentos e discutir o que chamam de "falácias" dos "globalistas" - e versões alternativas para a explicação de fenômenos como fusos horários, estações e eclipses.

Apesar de discordâncias internas nestes grupos, em geral, os terraplanistas acreditam que a Terra é coberta pelo "firmamento", em formato de domo; Sol e Lua fariam seus percursos dentro deste espaço, e seriam corpos muito menores do que acreditam os "globalistas"; já a Antártida ocuparia as bordas do disco da Terra.

O heliocentrismo (o fato de que o Sol está no centro do Sistema Solar e que os planetas giram em torno dele), a existência do espaço sideral e mesmo leis comprovadas pela Física, como a gravidade, são questionados - para eles, só não "voaríamos" do solo por características dos corpos, como densidade, flutuabilidade e magnetismo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto