Homens precisam criar coragem para fazer exame de próstata, diz Lula sobre Novembro Azul

Publicado em 07/11/2023, às 12h53
Reprodução/Canal GOV -

Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para os homens "criarem coragem" para fazer o exame de toque retal que permite identificar os tumores da próstata que são palpáveis. "Seja homem, faça o exame de próstata", comentou Lula, na esteira do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.

"Todo homem que se preza, que se respeita, que gosta da família, da sua mulher, dos seus filhos, do seu pai, da sua mãe, que gosta dele próprio, da sua vida, precisa criar juízo e fazer exame de próstata", declarou, em transmissão semanal ao vivo nas redes sociais, denominada de Conversa com o Presidente, nesta terça-feira, 7. "Tem vários tipos de exame, mas tem um que os homens têm medo que é chamado ‘’toque’."

Segundo Lula, "muito pior que o médico dar o toque é você descobrir que está com câncer e morrer por uma doença que podia curar". O presidente pediu para os homens que têm medo do exame perguntarem para suas mulheres "quantos toques ela leva na vida toda vez que vai ao médico e sai a mesma mulher que entrou".

"Morre muita gente por conta do câncer de próstata e você pode evitar isso com um pouquinho de coragem", afirmou.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Como reconhecer se o ovo de Páscoa é feito com chocolate de verdade Consumidor deve ficar atento à qualidade do bacalhau na Semana Santa Autismo: manejo adequado e intervenção precoce são decisivos para o desenvolvimento AVC infantil pode estar ligado a problemas cardíacos, alerta especialista