Hospital alagoano realizará prova em SP para facilitar acesso a candidatos do Sul-Sudeste

Publicado em 12/01/2018, às 14h48

Redação

A Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió recebeu 287 inscrições para a Residência Médica 2018, processo seletivo que oferece este ano 41 vagas para o primeiro ano em 16 programas (especialidades) autorizados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação.

LEIA TAMBÉM

A principal novidade este ano é a realização de provas em duas cidades: em Maceió (AL) e em São Paulo (SP), visando facilitar o acesso de médicos que se encontram no eixo Sul-Sudeste. Os exames serão aplicados no próximo domingo (21). Os locais serão informados aos candidatos esta semana.

Outro diferencial é a publicação de dois editais, um deles específico para programas com acesso direto (Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Radioterapia).

O segundo edital rege a seleção para os programas que exigem pré-requisito, como ter concluído a Clínica Médica, por exemplo. Neste edital estão Cancerologia Cirúrgica, Cancerologia Clínica, Cardiologia Clínica, Geriatria, Medicina Intensiva, Neonatologia e Nefrologia.

A médica Alayde Rivera, gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió, fala da importância de se investir na pós-graduação de médicos, no internato de estudantes do Curso de Medicina do Cesmac e nos estágios obrigatórios e extracurriculares.

“A presença de residentes e estagiários oxigena a instituição. Leva-nos a todos, médicos e profissionais das mais diversas áreas, a sair da nossa zona de conforto. Incentiva-nos a ampliar e atualizar nossos conhecimentos para que sejam transmitidos às novas gerações de profissionais. No fim, saem ganhando os próprios profissionais, os aprendizes e a instituição, pela adoção de novas práticas na assistência ao paciente que, em última análise, é o principal beneficiado”, raciocina Alayde Rivera.

Neste sentido, ainda segundo Rivera, o Hospital de Ensino é o espaço adequado para atualizar e aprimorar a prática assim como para facilitar a interação da equipe multiprofissional.

“Nosso objetivo maior é fazer com que cada profissional da instituição veja a Divisão de Ensino e Pesquisa como um espaço aberto para o aprendizado contínuo e permanente e um parceiro pronto a ajudar a ampliar seu conhecimento pessoal ou de seus pares ou de sua equipe”, concluiu.

O que é a Residência Médica?

A residência médica é uma modalidade de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, reconhecida pela CNRM e realizada apenas em hospitais que possuam estrutura para realizar este tipo de formação profissional.

Quem conclui o curso pode ser considerado um especialista?

O Programa de Residência Médica confere o título de especialista ao médico. A expressão "Residência Médica" é exclusiva de programas validados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Quais programas são os mais concorridos na Santa Casa de Maceió?

Os programas com maior número de inscrições foram: Anestesiologia, com 74 candidatos, Clínica Médica (64) e Cirurgia Geral (51). A Cirurgia Geral registrou a maior concorrência (25,5 candidatos por vaga), seguida pela Otorrinolaringologia (23). Em seguida vieram Anestesiologia (18,5 por vaga) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (17). Com 64 médicos disputando seis vagas, a Clínica Médica registrou 10,5 inscritos por vaga.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados