Hospital da Cidade abre Novembro Azul e reforça cuidados com a saúde do homem

Publicado em 06/11/2025, às 17h23
Urologista do Hospital da Cidade, Rogério César Correia, destaca a importância do cuidado com a saúde do homem durante o Novembro Azul - Secom Maceió

Secom Maceió

Ler resumo da notícia

O Hospital da Cidade (HC), administrado pelo Maceió Saúde, iniciou as ações do Novembro Azul, campanha dedicada à conscientização sobre a saúde do homem. A iniciativa visa chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, especialmente do câncer de próstata, mas também reforça a necessidade de uma visão integral da saúde masculina.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o médico urologista do HC, Rogério César Correia Bernardo, a campanha vai além da prevenção do câncer de próstata.

"Este mês de novembro é alusivo à saúde do homem e, quando falamos sobre o assunto, o principal a ser frisado é a prevenção, principalmente em relação ao câncer de próstata. Mas não é só o câncer de próstata, é fundamental que o homem tenha atenção maior com a saúde como um todo, procure médicos especialistas para saber como está a saúde cardiovascular, respiratória, da próstata, reprodutiva, sexual", destacou.

O especialista lembra, ainda, que o Novembro Azul é um momento de reflexão sobre o papel do homem no cuidado com a própria vida. “É um mês que a gente fortalece a importância do homem no contexto social como um todo. Apesar da maioria ser provedor e não se preocupar em tomar conta da saúde, é importante para ele e seus entes que essa saúde seja fortalecida. É preciso ter cuidado consigo antes para depois cuidar dos outros”, reforçou o médico.

A diretora-presidente do Maceió Saúde, Camila Porciúncula, ressaltou que campanhas como o Novembro Azul reforçam o compromisso da organização social com a promoção da saúde preventiva.

“Nosso trabalho vai muito além da gestão administrativa. Queremos incentivar uma cultura de autocuidado e prevenção entre os maceioenses. O Novembro Azul é uma oportunidade de sensibilizar a população masculina sobre a importância de procurar atendimento médico regularmente e quebrar tabus que ainda cercam esse tema”, afirmou.

Para a diretora-geral do Hospital da Cidade, doutora Célia Fernandes, a mobilização reflete o compromisso da unidade em oferecer atendimento humanizado e de qualidade.

“O HC tem uma missão social importante e parte dela é garantir que o homem se sinta acolhido e confiante para cuidar da própria saúde. Nossas equipes estão preparadas para orientar e atender com respeito e empatia, fortalecendo o vínculo entre o hospital e a comunidade”, colocou.

Mobilizações em saúde e ações preventivas

O Hospital da Cidade mantém uma rotina de campanhas voltadas à prevenção e ao cuidado com a população. Em outubro, a unidade promoveu uma grande mobilização em prol da saúde da mulher, oferecendo 1.200 exames gratuitos de ultrassonografia de mama, abdômen e pelve para pacientes regulados pelo sistema municipal.

A ação, que integrou o Outubro Rosa, reforçou o compromisso do hospital com o diagnóstico precoce e o atendimento humanizado, uma marca que o HC agora leva também para o Novembro Azul.

Administrado pelo Maceió Saúde, o Hospital da Cidade atua com foco em boas práticas de governança, inovação e qualidade na assistência à população de Maceió. A instituição é um exemplo de gestão moderna e eficiente, integrando cuidado, tecnologia e humanização no atendimento público.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes Verão em Maceió: fiscalização de alimentos é reforçada; veja como denunciar SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana Santa Casa Cardiovascular amplia estrutura e passa a oferecer mais conforto e agilidade no atendimento