Hospital de Emergência do Agreste lança programa que garante visita a pacientes

Publicado em 02/07/2020, às 20h33
Albert Henrique Ferreira não escondeu a alegria de ver o avô, José Arnaldo Ferreira, por meio da janela de vidro | Davi Salsa / Agência Alagoas -

Agência Alagoas

O isolamento social é a forma mais segura de evitar a contaminação pelo novo coronavírus, mas, mesmo de longe, é possível demonstrar carinho a quem se ama e está em tratamento da doença. E mesmo com as visitas físicas de familiares suspensas em todo o País, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, lançou o Programa Janela da Vida, onde é possível ver os pacientes acometidos pela Covid-19 por meio de uma janela de vidro.

LEIA TAMBÉM

A iniciativa pioneira foi lançada nesta quinta-feira (2), depois de a unidade hospitalar também adotar as “visitas virtuais”, com a utilização de um telefone celular, instalado na Unidade de Terapia Intensiva (UTIS) e Enfermarias. O Janela da Vida tem o propósito de assegurar uma nova forma de interação entre familiares e pacientes acometidos pelo novo coronavírus e foi idealizado pela equipe multiprofissional, formada pelas áreas de Serviço Social, Psicologia e Enfermagem da Ala da Covid-19.

No primeiro dia de funcionamento do programa, alguns familiares de pacientes foram escolhidos, após avaliação da equipe multiprofissional. Supervisionados, eles tiveram a oportunidade de chegar até a janela externa da Enfermaria para Covid-19 e interagiram com o seu familiar internado para tratamento da doença.

Melhora do emocional – A coordenadora do Serviço Social da Ala da Covid-19 no Hospital de Emergência do Agreste, assistente social Thaysa Mariá, diz que as visitas nesta quinta-feira ocorreram de forma experimental, para pacientes que necessitam muito da interação com a família. "Mesmo virtual ou pelo janelão de vidro, esses encontros à distância têm um papel importante na humanização e recuperação dos pacientes. O aspecto emocional ajuda e aumenta a adesão ao tratamento”, explica.

Segundo a gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Albuquerque, a ação ocorre de forma planejada e com todos os cuidados para garantir a segurança de pacientes, visitantes e profissionais de saúde. “Os familiares recebem orientações antecipadas para o uso obrigatório de máscaras e da higiene das mãos, antes e após a visita pelo janelão", reforça.

Emoção – As irmãs Kaline e Klívia ficaram muito emocionadas no encontro com o pai, José Raimundo, 60 anos. Ele está internado no Hospital de Emergência do Agreste há dez dias para tratamento da Covid-19.

"Essa é uma iniciativa muito linda do hospital, para que a gente possa enfrentar com mais ânimo esse processo que é muito difícil para nós e para ele", salientou Kaline.

Morador da cidade de Traipu, o estudante Albert Henrique Ferreira também ficou muito emocionado ao falar com o avô, José Arnaldo Ferreira, 65 anos. O paciente encontra-se internado no HE do Agreste há 11 dias, em um dos leitos de enfermaria para a Covid-19.

"É uma alegria muito grande conversar com meu avô e transmitir palavras e sentimentos que irão ajudar ele na recuperação " declarou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas