Hospital Helvio Auto promove mutirão de colonoscopias

Publicado em 23/07/2019, às 06h12
Assessoria -

Assessoria

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), vai promover um mutirão de exames de colonoscopia nos dias 23 e 24 de julho, das 7h às 17h, nas salas de exames por imagem do hospital. O evento tem o propósito de divulgar a importância da prevenção do câncer colorretal, segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil.

LEIA TAMBÉM

Serão mais de 40 exames realizados nos dois dias de mutirão. Foram pré-selecionados 43 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o estado de Alagoas, elencados devido aos fatores de risco apresentados para desenvolvimento do câncer colorretal. Pacientes com idade entre 50 e 75 anos foram selecionados e uma pré-consulta foi feita por especialistas, para certificar que o exame poderia ser feito com total segurança.

Um total de 12 médicos e quatro técnicas de enfermagem participarão do mutirão durante os dois dias e o Hospital Escola Dr. Helvio Auto é o único hospital do estado a participar do evento, que acontecerá em 11 cidades brasileiras, e pela primeira vez, nas cinco regiões do país. A ação social da Sobed acontece este mês em comemoração ao Dia do Médico Endoscopista, comemorado no dia 25 de julho.

“Queremos chamar a atenção da população e dos poderes públicos para a importância da criação de uma política nacional para prevenção do câncer colorretal no Brasil, além de alertar sobre os métodos de prevenção da doença, que é o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil entre homens e mulheres”, enfatizou o gastroenterologista do Hospital Helvio Auto, Herbeth Toledo.

 Palestras educativas

Ao mesmo tempo em que ocorre o mutirão, palestras sobre prevenção e sintomas  do câncer colorretal serão realizadas no auditório do Hospital Helvio Auto. Nos dias 23 e 24, às 10h, os gastroenterologistas Tadeu Muritiba, Luciana Lopes e Herbeth Toledo vão se revezar nas palestras, que são abertas aos estudantes da área da saúde, servidores, pacientes e população em geral. Não é necessário realizar inscrição para participar do evento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados