Ibama embarga obra do Eixo Cepa após desmatamento de Mata Atlântica

Publicado em 27/12/2017, às 19h20

Redação

Vistorias técnicas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultaram no embargo da obra de implantação do Eixo Cepa. Os agentes ambientais federais da superintendência do Ibama no Estado de Alagoas aplicaram a sanção de embargo com área total de 3,1148 hectares, além da indicação de R$ 136 mil em multas.

LEIA TAMBÉM

Foram identificadas irregularidades na supressão da vegetação e no cumprimento da cessão de uso do terreno cedido pelo Ibama.

As vistorias técnicas e as análises documentais dos processos referentes à obra constataram o desvio e o aumento do trajeto inicialmente proposto e aprovado. Com este desvio, o trajeto adentrou mais do que o previsto na área de preservação permanente, o que resultou na destruição, sem a devida anuência prévia do Ibama, de mais de três hectares de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, declarada como área de preservação permanente através do Decreto Federal N° 1.709/1995.

Um dos objetivos da ação é garantir a execução da obra na alternativa técnica locacional que gere o menor impacto ambiental, resultando na preservação da nascente existente na área atingida, fundamental para manter o equilíbrio do ecossistema existente nos 55 hectares de vegetação nativa do bioma da área de preservação permanente do Ibama.

O TNH1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), que informou por meio de sua assessoria que "os dados originários do Ibama/AL, que ocasionaram no embargo da obra, divergem do dados apresentados pela Setrand. A Setrand recorreu e tomou a as providências necessárias para a retomada das obras nos próximos dias. O desembargo da obra já está sob análise do Ibama de Brasília".


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer