Ibama multa criatório de jacarés em Fernão Velho por maus-tratos

Publicado em 08/08/2023, às 12h33
O jacaré-do-papo-amarelo pode viver entre 50 e 70 anos na natureza | Foto: Reprodução / Ibama -

TNH1 com Ascom Ibama

Uma operação de combate a maus-tratos de animais silvestres realizada pelo Ibama em um criatório de jacarés-do-papo-amarelo localizado no bairro Fernão Velho, em Maceió, resultou em multa no valor de R$ 214 mil e no embargo do estabelecimento comercial.

LEIA TAMBÉM

O crime ambiental havia sido constatado no início do ano pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA/Alagoas), que multou o estabelecimento. Na ocasião, os mais de 200 répteis do local estavam em situação de abandono e fome, raquíticos e praticando canibalismo.

Agentes do Ibama verificaram a continuidade dos maus-tratos. “O local recebeu ajuda do IMA, que forneceu o alimento para os bichos, mas não houve preocupação na conservação e armazenamento da comida, que foi oferecida podre aos animais”, explicou Roberto Cabral, agente ambiental do Ibama. A água a que os jacarés têm acesso estava em má qualidade para o uso, com mau cheiro em todo o local. O criatório foi notificado pelo Ibama a fazer adequações urgentes no recinto dos animais.

Além das péssimas condições de vida, os animais não estavam marcados, conforme determina a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº487/2018. Os agentes verificaram que houve a morte de jacarés e também fuga do local, irregularidades que estão em apuração.

O jacaré-do-papo-amarelo pode viver entre 50 e 70 anos na natureza. Encontrado principalmente na faixa de litoral da Mata Atlântica, bioma que possui apenas cerca de 15% de sua cobertura florestal original, a espécie sofre pressão pela poluição dos rios e prática da caça.

Decisão de 2022 da gestão anterior do Ibama reduziu a proteção internacional da espécie, em contrariedade aos pareceres técnicos emitidos na época. O animal foi passado do Anexo I para o anexo II da CITES, o que autorização sua exportação. A decisão será revista pela atual gestão do Instituto.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática