IBGE adia prazo da coleta de dados por falta de recenseadores

Publicado em 03/10/2022, às 22h30
Foto: Reprodução/IBGE -

Correio Braziliense

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta segunda-feira (3/10) o adiamento do prazo para a coleta do Censo de 2022 devido à falta de recenseadores. A nova previsão é que a pesquisa acabe no início de dezembro e os resultados sejam entregues no final de dezembro, sendo que a estimativa inicial era a entrega ainda em outubro.

LEIA TAMBÉM

No momento, o IBGE tem 95.448 recenseadores atuando em todo o país, mas esse número representa apenas 52,2% do total de vagas necessárias. O instituto divulgou que enfrenta dificuldades com a falta de pessoal para atuar em determinados locais. O estado mais carente é Mato Grosso, com 36,8% do número de vagas ocupadas.

O gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, disse que a organização trabalha para diminuir o impacto da falta de profissionais e estuda formas para garantir uma entrega de resultados eficiente. “Estamos pensando em novas estratégias e alternativas de recrutamento, a fim de alavancar e melhorar a produtividade nos estados com menor percentual de população recenseada”, esclarece Duarte.

Censo - De acordo com o segundo boletim do Censo publicado nesta manhã, desde agosto foram recenseadas 104.445.750 pessoas, em 36.567.808 domicílios no país. Destas, 42,0% estavam na região Sudeste, 27,0% no Nordeste, 14,3% no Sul, 8,9% no Norte e 7,8% no Centro-Oeste.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares