IBGE: PIB cai 0,8% no terceiro trimestre e tem a sétima queda seguida

Publicado em 30/11/2016, às 09h53

Redação

O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, fechou o terceiro trimestre do ano com queda de 0,8% em relação ao trimestre anterior. Com isso, o país registra o sétimo trimestre seguido de retração da economia. Já no resultado acumulado do ano até setembro, o PIB apresentou recuo de 4% em relação a igual período de 2015, maior queda para este período desde o início da série em 1996.

LEIA TAMBÉM

Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,580 trilhão. Os dados das Contas Nacionais Trimestrais foram divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na análise dos subsetores da economia, a agricultura teve retração de 1,4% no período, a indústria caiu 1,3% e o setor de serviços registrou queda de 0,6%.

Os dados do IBGE mostram ainda que o consumo das famílias caiu 0,6% e o do governo, 0,3%. Já a Formação Bruta de Capital Fixo, que são os investimentos, recuou 3,1%.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novonor assina venda do controle da Braskem após alta nas ações da mineradora Isenção de IPTU para idosos: veja as regras e como solicitar o benefício Afinal, por que a carne bovina disparou de preço? Entenda o real motivo Saiba como vai funcionar o cashback da restituição automática do IR