IBGE vai lançar dados inéditos do último Censo Demográfico no dia 17, na Ufal

Publicado em 07/04/2025, às 13h12
Dados são destinados a gestores públicos, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados no setor urbanístico e de infraestrutura - Foto: Agência Brasil

Ascom Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) será sede de evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no próximo dia 17 de abril, às 10h, no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió. Na ocasião, serão divulgados dados inéditos sobre o entorno urbanístico dos domicílios, obtidos no último Censo Demográfico. É a primeira vez que a capital alagoana sedia a divulgação nacional dessas informações.

LEIA TAMBÉM

O evento é destinado a gestores públicos, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados no setor urbanístico e de infraestrutura. Para participar e ter acesso ao certificado, é preciso se inscrever pelo formulário específico disponível neste link e confirmar a presença até o dia 16 de abril, por meio do e-mail eventos@ibge.gov.br.

As informações apresentadas vão trazer um panorama da infraestrutura e condições urbanísticas das áreas onde os domicílios estão inseridos. Os dados incluem aspectos sobre circulação viária, arborização, pavimentação, iluminação pública, bueiros, presença de pontos de ônibus, sinalização para bicicletas, acessibilidade e obstáculos nas calçadas.

Oficina formativa

Além da divulgação dos dados do último Censo Demográfico, o IBGE ofertará, no turno da tarde, a oficina formativa para a comunidade acadêmica, cujo tema é: Um território de informações: Potencialidades do Censo 2022. Essa atividade é gratuita e aberta ao público e quem participar terá direito à certificação. Se você ficou interessado ou interessada, faça sua inscrição pela link da Loja IBGE.

A oficina busca capacitar as pessoas inscritas sobre aspectos técnico-operacionais do Censo, além de abordar as potencialidades de uso desses dados por gestores locais e suas principais formas de obtenção por meio das plataformas do IBGE – Sidra, PGI e BDIA.

Como consultar as informações do Censo

Os dados das características urbanísticas do entorno dos domicílios estarão disponíveis para diferentes recortes geográficos, incluindo Brasil, grandes regiões, estados e municípios. Além disso, as estatísticas poderão ser cruzadas com características populacionais como sexo, cor ou raça e grupos de idade.

As informações são públicas e poderão ser acessadas, a partir do dia 17 deste mês, no portal do IBGE e em plataformas como o Sidra - Sistema IBGE De Recuperação AutomáticaPanorama do Censo e a Plataforma Geográfica Interativa (PGI).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Quadrilha junina "Luar do Sertão" estreia novo espetáculo neste sábado (30) Bebê precisa de apoio para continuar tratamento após nascimento prematuro extremo Alagoas tem maior avanço do desenvolvimento humano do país, aponta Pnud Alagoas lança edital de R$ 3,76 milhões para apoiar até 47 projetos inovadores