Ideb e prêmio nacional atestam avanço da Educação pública de AL em todos os níveis

Publicado em 23/09/2020, às 20h30
Valdir Rocha/Agência Alagoas -

Agência Alagoas

Divulgado essa semana pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 comprova os avanços na Educação de Alagoas em todos os níveis de ensino. Nesta edição, o estado ultrapassou as metas estipuladas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e também cresceu nas notas do Ensino Médio. Na curva de resultados do Ideb, nota-se um crescimento progressivo desde a avaliação de 2015.

Um dos principais responsáveis pelos resultados positivos é o Programa Escola 10, criado pelo Governo do Estado para impulsionar a educação pública em colaboração com os Municípios alagoanos. Seus efeitos se refletiram no Ideb: a rede pública de ensino de 94% dos municípios alcançou a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC), conquistando o 2º lugar nacional no cumprimento de metas dos anos iniciais do Ensino Fundamental na edição 2019, atrás apenas do Ceará.

A eficiência da estratégia foi reconhecida na última quinta-feira (17), quando o Escola 10 recebeu o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Boas Práticas – premiação promovida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que também realiza o Ranking de Competitividade dos Estados.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Alagoas alcançou a marca de 5,3 pontos, ultrapassando a meta de 4,3 estipulada para 2019. Para os anos finais do Ensino Fundamental, o estado atingiu 4,5 pontos, sendo a meta estipulada pelo MEC de 4,1.

As escolas de Ensino Médio também apresentaram melhora em seus índices ao longo dos últimos anos. Entre 2015 e 2017, Alagoas saiu de 2,8 para 3,3. Em 2019, alcançou a nota de 3,6. Neste nível escolar, o Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei) contribui decisivamente com o avanço em todo o estado: doze escolas de ensino médio integral apresentaram desempenho acima da média nacional do Ideb para a categoria.

Localizada na cidade de Santana do Ipanema, a Escola Estadual Professora Laura Chagas obteve a pontuação 5,0. Ela é umas das 21 escolas estaduais – de ensino integral e do modelo tradicional – que bateram ou superaram a meta do MEC para a rede estadual de ensino, que era de 4,4. Se considerarmos a quantidade de escolas que conquistaram nota igual ou superior à média alcançada nacionalmente (4,2), esse número sobe para 45 escolas.

Em todos os níveis de ensino, Alagoas também alcançou melhorias na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. O desempenho dos estudantes da rede pública nestas duas disciplinas na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um dos indicadores usados para o cálculo do Ideb. 

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda