Identificado jovem que explodiu lixeira em praça; pais vão custear prejuízo

Publicado em 15/05/2025, às 11h48
Artefato junino destruiu equipamento recém-instalado em uma praça - Foto: Secom Maceió

Redação

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Maceió (Semsc) concluiu nesta semana a apuração do caso de vandalismo ocorrido na Praça Almirante Custódio de Melo, no bairro do Prado. A ação foi registrada por câmeras de segurança no início de maio, quando um jovem foi flagrado colocando uma bomba dentro de uma das papeleiras públicas recém-instaladas, destruindo completamente o equipamento; assista ao vídeo abaixo:

LEIA TAMBÉM

A partir da identificação do autor, um menor de idade, a Semsc notificou os responsáveis legais, que prontamente compareceram à sede da secretaria. Por meio de um termo administrativo, a responsável pelo jovem se comprometeu a restituir o valor de R$ 800,00, referente aos danos causados à papeleira instalada na praça.

“Este tipo de atitude, além de gerar prejuízo aos cofres públicos, afeta diretamente a população, que deixa de contar com equipamentos importantes para a manutenção da limpeza urbana. A ação da Semsc mostra que a depredação não passará impune”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho.

O termo firmado tem natureza administrativa, com o objetivo de promover a reparação voluntária e célere do bem público, sem constituir confissão de culpa para fins cíveis ou criminais.

Somente neste ano, mais de 200 dispositivos foram instalados em vias, praças e calçadões da capital, de acordo com o Município. Destes, cerca de já 20 foram vandalizados, gerando um custo extra para a Prefeitura, visto que para recuperar uma lixeira, é gasto um valor em torno de R$ 850,00.

Ao presenciar qualquer ação de depredação, a população pode denunciar por meio dos canais disponíveis que são o número 153 da Guarda Municipal ou o 190 da Polícia Militar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco Novas regras na faixa de areia: ambulantes da orla de Maceió são orientados sobre mudanças