Extra Online
Um idoso na China resolveu se divorciar da mulher após se apaixonar por uma mulher criada por inteligência artificial (IA). Segundo o portal “Hua Daily News”, o homem de 75 anos, identificado apenas como Jiang, acredita fielmente que se trata de uma pessoa real.
A personagem de IA, no entanto, tem um "sorriso robótico" e a voz dessincronizada com a imagem.
"Eu queria tanto ser sua irmã mais nova, mas toda vez que grito até ficar rouca, você age como se não me ouvisse", dizia a jovem na tela, segundo reportou o jornal “Beijing Daily”.
Emocionado, o idoso respondeu:
"Ter uma irmã tão boa como você é uma honra para mim."
Jiang passou a ficar "dependente" da interação, passando horas grudado no celular interagindo com a IA.
Ele começou a tratá-la como namorada, já que ela respondia a todas as mensagens dele e sempre concordava com o que falava.
Depois de certo tempo, Jiang revelou a paixão à esposa de muitos anos e declarou que queria se divorciar dela para ficar com a jovem, que só existia virtualmente.
Os filhos do idoso, já adultos, precisaram intervir na situação e explicar a ele que a namorada não passava de uma imagem criada por IA para que Jiang aceitasse continuar no casamento.
O caso não é isolado. Segundo veículos chineses, situações como esta são cada vez mais comuns entre idosos no país.
"Pesquisas indicam que os personagens de IA voltados ao público idoso já formam uma cadeia industrial completa. Há desde 'especialistas' com aparência profissional e 'apresentadoras' afetuosas até 'garotas estudantes' que fazem voz infantilizada, cada um projetado para suprir uma necessidade emocional distinta, quase sempre com o objetivo final de estimular o consumo", alertou o "Hua Daily".
LEIA MAIS