Ifal Maceió oferta 711 vagas para 19 cursos técnicos; confira

Publicado em 06/01/2022, às 16h36
Foto: Arquivo / Ascom Ifal -

Ascom Ifal

O Departamento de Seleção de Ingressos (DSE) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgou nesta terça-feira (4), os editais de seleção para os cursos técnicos de nível integrado e subsequente ao Ensino Médio do Campus Maceió. Ao todo, são 711 vagas para 19 cursos, com inscrições abertas até o dia 30 de janeiro. Os cursos integrados são voltados a estudantes que tenham terminado o Ensino Fundamental ou equivalente até a data da matrícula. Já para se candidatar nos cursos subsequentes, é necessário ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula.

LEIA TAMBÉM

Edital nº 59/2021 define as regras para os cursos de nível médio integrado. As oportunidades são para os cursos de Eletrônica (72 vagas); Eletrotécnica (72 vagas); Mecânica (72 vagas); Química (72 vagas); Desenvolvimento de Sistemas (72 vagas); Edificações (108 vagas) e Estradas (108 vagas), todos eles com turmas nos turnos matutino e vespertino. Já para o Edital nº 60 oferta 135 vagas para os cursos de nível subsequente. As oportunidades são para os cursos de Segurança do Trabalho (vespertino e noturno), com 50 vagas; Eletrotécnica, com 20 vagas (noturno); Mecânica, com 25 vagas (noturno) e Química, com 40 vagas (noturno).

Editais já em andamento - Outras 764 vagas estão sendo ofertadas pelas unidades de Batalha, Penedo, Santana do Ipanema e Satuba, todas com inscrições até o dia 30 de janeiro.

Edital nº 57/2021 contempla os cursos integrados de Agroindústria (72 vagas) e Biotecnologia (36 vagas) do Campus Batalha, os cursos integrados de Meio Ambiente (72 vagas) e Química (72 vagas) do Campus Penedo, os cursos integrados de Administração (72 vagas) e Agropecuária (72 vagas) do Campus Santana do Ipanema e os cursos integrados de Agroindústria (72 vagas) e Agropecuária (144 vagas) do Campus Satuba.

Edital nº 58/2021 contempla o curso subsequente de Química (40 vagas) do Campus Penedo, o curso subsequente de Agropecuária (40 vagas) do Campus Santana do Ipanema e o curso subsequente de Agropecuária (72 vagas) do Campus Satuba.

COMO CONCORRER - Para participar da seleção, basta acessar a página de exames do Ifal e preencher o cadastro, por meio do CPF, dentro do período de inscrição estipulado. Também é necessário fornecer os documentos estabelecidos no edital. Os alunos serão selecionados por meio das médias das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática nos editais de cursos integrados. Nos cursos subsequentes, a classificação será obtida através da maior pontuação total (Língua Portuguesa + Matemática). Em ambos os casos, nos Anexos III e IV do respectivo edital, é possível conferir como calcular e registrar as médias no formato requerido pelo pleito.

O Processo Seletivo 2022 traz vagas de ampla concorrência e vagas para ações afirmativas; sendo 67,22% das vagas de cotas destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, 21,91% a candidatos que se autodeclararem de outras etnias e 10,88% a candidatos que se autodeclararem pessoas com deficiência. Outro diferencial desta edição é que ela está ocorrendo mediante o lançamento de blocos de editais, respeitando o calendário acadêmico de cada campus. Outros editais devem ser lançados em breve e os interessados podem acompanhar as novidades a respeito no portal institucional, na página de Exames ou nas redes sociais do Ifal. A relação dos classificados e o edital de matrícula serão divulgados até o dia 14 de fevereiro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda