IMA aplica multa de R$ 200 mil e embarga área usada como lixão irregular em Barra de Santo Antônio

Publicado em 22/09/2025, às 19h01
- Foto: Ascom IMA/AL

Ascom IMA-L

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) aplicou nesta segunda-feira (22) um auto de infração no valor de R$ 200 mil por reincidência no descarte irregular de resíduos sólidos provenientes da coleta urbana, como restos de poda, resíduos domésticos e outros. A ação foi realizada durante uma fiscalização no município de Barra de Santo Antônio.

LEIA TAMBÉM

O depósito irregular atingia uma Área de Preservação Permanente (APP) caracterizada por declividade do local. Durante a ação, foram apreendidos dois caminhões caçamba, pertencentes ao município, flagrados realizando o descarte irregular. Além disso, a área utilizada como depósito irregular de resíduos foi embargada.

Um servidor do município foi conduzido pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) à delegacia e será encaminhado para a Central de Flagrantes, em Maceió, onde aguardará audiência de custódia prevista para amanhã.

O município foi intimado a adotar providências em até 10 dias, incluindo a retirada imediata dos resíduos descartados, a apresentação de relatório técnico comprovando a limpeza da área embargada e a comprovação da destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos coletados.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do município de Barra de Santo Antônio, e o espaço segue aberto para posicionamento. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática Maceió tem 11 trechos de praia impróprios para banho, aponta relatório do IMA