IMA autua BRK por lançamento de efluente in natura na Praia de Ponta Verde

Publicado em 29/07/2023, às 10h02
Ascom IMA -

Agência Alagoas

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), por meio da Gerência de Monitoramento e Fiscalização (GEMFI), autuou nesta sexta-feira (28) a empresa BRK Ambiental por lançamento de efluente in natura, apresentando odor característico e coloração típica de esgoto, em um trecho da Praia de Ponta Verde, na altura dos Sete Coqueiros.

LEIA TAMBÉM

Além da autuação, a empresa, que é responsável pela captação e disposição final de esgoto em Maceió, foi multada em R$ 100 mil e intimada a cessar imediatamente o lançamento de efluentes na praia. A BRK também terá que apresentar um relatório detalhado das ações que serão implementadas para sanar os danos causados ao meio ambiente, já que era sua responsabilidade identificar o lançamento dos efluentes e adotar medidas para regularizar a situação.

Caso as medidas determinadas pelo IMA-AL não sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido, a empresa terá que pagar uma multa diária no valor de R$ 20 mil.

O TNH1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da BRK e o posicionamento da empresa foi enviado. Confira abaixo:

A BRK informa que as línguas sujas estão relacionadas ao sistema de drenagem de águas pluviais, cuja operação e manutenção são de responsabilidade das prefeituras. Dessa forma, a identificação das irregularidades nesse sistema e a fiscalização dessas ligações cruzadas faz parte do escopo de atuação do Município, que têm o poder de aplicar as devidas sanções aos imóveis que lançam esgoto nas galerias de drenagem.

A concessionária é responsável pela operação das redes públicas de esgoto e tem contribuído para mitigar essa situação por meio do Programa Saneamento a Limpo – até o momento, já foram enviados aos órgãos municipais competentes mais de 500 casos com diversos tipos de irregularidades constatadas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática