IMA autua e embarga restaurante do complexo turístico do mirante do Gunga

Publicado em 11/04/2024, às 14h49
Divulgação / IMA-AL -

Agência Alagoas

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) autuou e embargou, na manhã desta quinta-feira (11) o restaurante do complexo turístico do mirante do Gunga, no município de Roteiro, no Litoral Sul de Alagoas. 

LEIA TAMBÉM

De acordo com os fiscais do IMA, o estabelecimento não possui licenciamento ambiental, conforme estabelecido pela legislação vigente. Além disso, foi constatado que o empreendimento tem causado danos significativos ao meio ambiente, comprometendo a flora e fauna locais, além de afetar negativamente o equilíbrio ecológico da região.

“Essa situação representa um sério risco para o desenvolvimento do turismo sustentável na área, uma vez que tal desenvolvimento depende da preservação dos recursos naturais e da beleza cênica do local para atrair visitantes e garantir uma experiência positiva”, explicou um dos fiscais que estiveram no local. 


Foto: Divulgação / IMA

Com o embargo, o empreendimento será obrigado a adotar medidas corretivas que deverão ser implementadas para mitigar os danos e prevenir futuras infrações. 

Além do restaurante, os fiscais do IMA também embargaram a obra de uma pousada que estava sendo erguida em região costeira sensível, ponto de desova de tartarugas. A obra não possui licenciamento ambiental. 

Histórico - O complexo turístico do Gunga apresenta um histórico de irregularidades que foram alvo de multas e embargos desde 2017. Após uma série de autuações, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que não vinha sendo cumprido pelo empreendimento. Por esse motivo e por conta desta autuação desta quinta, o TAC foi suspenso.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática Maceió tem 11 trechos de praia impróprios para banho, aponta relatório do IMA