IMA promove mutirão de limpeza na praia de Jacarecica, neste domingo (15)

Publicado em 13/06/2025, às 12h00 - Atualizado às 13h10
-

Agência Alagoas

Com o objetivo de mobilizar a sociedade alagoana em torno da preservação ambiental, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), em parceria com a  Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), entre outras instituições, realiza um mutirão de limpeza e plantio de restinga na orla de Jacarecica neste domingo (15). 

LEIA TAMBÉM

A iniciativa integra os projetos Nossa Praia e Salsa Viva e compõe a programação do Mês do Meio Ambiente. Aberta ao público, a ação tem início às 9h, em frente à sede da OAB/AL.

O mutirão visa sensibilizar a população sobre a importância da preservação dos ecossistemas costeiros, especialmente a restinga, que atua como uma barreira natural contra a erosão e abriga uma grande biodiversidade.

“O projeto Salsa Viva tem nos permitido ampliar ações integradas de proteção e recuperação da vegetação costeira, envolvendo cada vez mais instituições e a comunidade local. Precisamos seguir avançando, unindo forças para garantir um litoral mais equilibrado e resiliente”, destaca o diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes.

Por isso, ao reunir voluntários, instituições públicas, coletivos e projetos ambientais, o mutirão reforça a responsabilidade coletiva na construção de uma relação mais consciente com o litoral, promovendo educação ambiental na prática e estimulando o cuidado com os espaços naturais que também integram a cidade.

A ação conta com o apoio de parceiros que atuam em frentes diversas. Estão envolvidos a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Equatorial, Projeto Nosso Mangue, Coletivo Praia Limpa, Ronda no Bairro e o Batalhão de Salvamento Aquático, que realizará uma ação de limpeza simultânea no canal do Francês, em Marechal Deodoro.

Também participam o Centro de Capoeira LSJ, o ECOLAB – Laboratório de Ecologia e Conservação no Antropoceno da UFAL, o Projeto Corais de Alagoas, o LEB – Laboratório de Ecologia Bentônica da UFAL, o Projeto Meros do Brasil e o LIC – Laboratório de Ictiologia e Conservação da UFAL. Juntos, esses grupos fortalecem a ação com conhecimento técnico, engajamento comunitário e suporte logístico.

Confira a programação completa:

Data: 15 de junho

Local de apoio: Em frente à OAB/AL – Jacarecica

9h00 – Abertura do evento

Boas-vindas, orientações iniciais e distribuição de materiais

9h20 – Alongamento coletivo

Atividade preparatória para o mutirão

9h30 – Início do mutirão de limpeza

Coleta de resíduos na faixa de areia e na área de restinga, com orientações sobre descarte correto

10h30 – Plantio de restinga e instalação de placa

Ação simbólica e educativa voltada à conservação ambiental

11h00 – Abraço à restinga

Encerramento simbólico com uma roda de abraço em torno da área plantada

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática