Imagem de sonda mostra cratera de gelo em Marte

Publicado em 24/12/2018, às 22h54
Cratera | ESA -

Folhapress

A sonda Mars Express comemora neste mês 15 anos de operações ininterruptas em órbita de Marte. Para celebrar, a ESA (Agência Espacial Europeia) divulgou uma linda imagem da cratera Korolev, conhecida por permanecer o tempo todo com o fundo cheio de gelo. Enquanto isso, a mais nova espaçonave marciana, a InSight, da Nasa, instalou seu primeiro instrumento no solo.

LEIA TAMBÉM

A cratera fica próxima à calota polar Norte marciana e tem uma peculiaridade: preserva o gelo de água de maneira mais ou menos estável em seu interior. Isso porque, embora nessa região, gelo na superfície acabe sublimando no verão, o interior da cratera funda (ela tem 2 km de profundidade e 82 km de largura) cria uma "armadilha fria", capturando as correntes de ar frio e mantendo-se a temperaturas mais baixas que a média da região. Assim, o gelo nunca sublima.

A imagem é um mosaico composto por cinco imagens diferentes capturadas ao longo de várias órbitas. E a ESA também gerou, como é o costume com imagens da Mars Express, uma versão em perspectiva a partir de um modelo 3D da altitude do solo.

Já a missão InSight, na região equatorial, pousou em Marte no último dia 26 e instalou com sucesso seu sismômetro no solo do planeta vermelho. A Nasa divulgou nesta quinta-feira (20) uma imagem feita no dia anterior, com o delicado instrumento no solo, capturado sob a tênue luz do entardecer marciano.

Sobre o sismômetro ainda será instalado uma capa protetora, para que ele possa colher sinais limpos de eventuais "martemotos" - terremotos marcianos-, e assim revelar a estrutura interna do planeta.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pedreira da Ilha de Páscoa dá pistas de estátuas enigmáticas dos polinésios Novo estudo sugere que neandertais canibalizavam mulheres e crianças forasteiras Cientistas alertam para poderes de 'armas-cerebrais' que podem controlar memória, percepção e comportamento Estudo investiga o potencial de microdoses de cannabis no tratamento de Alzheimer em idosos