Imagens de drone mostram erupção de vulcão bem de pertinho; assista

Publicado em 23/03/2021, às 07h22
Bjorn Steinbakk/Reprodução/YouTube -

Uol

Um vulcão entrou em erupção neste final de semana próximo à região de Reykjavik, capital da Islândia. O evento já era esperado pela população há várias semanas e, felizmente, ninguém foi prejudicado. Mas o que mais chamou atenção sobre o evento, que não ocorria há 800 anos, foram as incríveis imagens obtidas por drones, que sobrevoaram bem de perto a região de Fagradalsfjall.

LEIA TAMBÉM

Um dos vídeos mais impressionantes foi postado por Bjorn Steinbekk no Instagram. Lembrando as produções dos filmes de super-heróis de Hollywood, o drone segue todo o rastro do vulcão, até o cume, com a lava jorrando e engolindo parte da rocha

A publicação viralizou e, até a manhã desta segunda-feira, já tinha quase 9 mil curtidas e mais de 650 comentários.

Mas Bjorn Steinbekk não foi o único a registrar a erupção vulcânica. Outras páginas do Instagram também postaram algumas imagens bastante impressionantes, sendo que um site foi criado para transmitir todo o evento ao vivo - e dois cientistas viralizaram ao acenarem para a câmera após posicioná-la.

Na manhã desta segunda-feira (22), o vulcão continua em atividade, com a lava jorrando em alguns momentos - e uma boa quantidade de fumaça saindo.

Erupção em Fagradalsfjall

O vulcão entrou em erupção na sexta-feira (19) no sudoeste da Islândia, na Península de Reykjanes, após milhares de terremotos leves na região nas últimas semanas, informou o departamento meteorológico do país. A montanha fica a cerca de 30 quilômetros da capital do país.

A península, localizada a sudoeste da capital Reykjavik, é uma área sísmica, com pelo menos 40.000 terremotos nas últimas semanas. O Escritório Meteorológico da Islândia tem utilizado sua página no Twitter para atualizar a erupção.

Segundo o órgão, o fluxo de lava cobre uma área de no máximo 500 metros de largura, a erupção é limitada a uma pequena área do vale e "é improvável que o fluxo de lava cause danos".

O escritório afirmou na manhã desta segunda-feira que especialistas realizaram medições de gás no local da erupção e há indícios de que a emissão está um pouco menor do que no primeiro dia, mas "a concentração de gás perto do fluxo de lava foi medida acima do limite de perigo". Contudo, o escritório destacou que as concentrações de gás "não devem ser perigosas".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto