Imagens impressionantes: voçoroca avança em direção à pista e casas em Rio Largo

Publicado em 10/04/2026, às 14h02
Imagens impressionantes: voçoroca avança em direção à pista e casas em Rio Largo - Ivan Amorim / TV Pajuçara

TNH1 com TV Pajuçara

Imagens impressionantes feitas pelo repórter cinematográfico Ivan Amorim, da TV Pajuçara, nesta sexta-feira, 10, registraram o avanço de uma voçoroca em direção à avenida Teotônio Brandão Vilela, em Rio Largo, região Metropolitana de Maceió.

LEIA TAMBÉM

O Pajudrone mostrou no Fique Alerta a enorme cratera que margeia a pista e tem ameaçado residências, especialmente no conjunto Tavares Granja, na Mata do Rolo. 

Ivan Amorim / TV Pajuçara

 

Em entrevista à Rádio Pajuçara FM, o coordenador-geral da Defesa Civil, coronel Moisés Melo, afirmou que já foi solicitada a situação de emergência na região e que técnicos do órgão estão analisando o caso com a Prefeitura de Rio Largo.

Ivan Amorim / TV Pajuçara

 

"Já foi decretada situação de emergência do município. Tivemos contato ontem com o pessoal do Ministério dos Transportes pedindo agilidade nesses procedimentos. Temos uma rodovia local, que há possibilidade de ser interditada. Estamos com nossos técnicos se deslocando para lá e apoiando a prefeitura".

"A inclinação ali tem em torno de 90 graus, requer cuidado. Temos que ter uma margem de segurança nas encostas de 45º, que é uma margem considerável, segura. Os estudos estão sendo feitos para, em parceria com o município, orientá-lo para que possa tomar as medidas de prevenção e precaução para que evite um mal maior e que nenhuma vida possa ser tragada por essa cratera", complementou o coordenador.

Ivan Amorim / TV Pajuçara

 

A preocupação aumenta também com a proximidade do início da quadra de chuvas em Alagoas.  

Quadra chuvosa 2026

A Defesa Civil Estadual reuniu, nessa quinta-feira, 9, agentes municipais, autoridades de segurança e a imprensa para detalhar o Plano de Acionamento Interinstitucional e o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil de Alagoas para a quadra chuvosa 2026.

A previsão é que a quadra chuvosa de 2026 se inicie a partir do dia 15 de abril. Para sua elaboração, participam todos os centros de meteorologia do Nordeste, apontando um indicativo do volume esperado para o período chuvoso.

“Os resultados observados indicam que teremos chuvas mais volumosas na primeira metade do período úmido. Já para o final do quadrimestre, com a entrada de outro fenômeno, há uma tendência de redução das precipitações. Portanto, podemos dividir o período úmido em dois cenários distintos: o primeiro, mais preocupante em relação a eventos extremos de chuva; e o segundo, também preocupante, pois o volume acumulado pode não ser suficiente para o pós-período úmido”, pontua o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh, Vinicius Pinho.

Ainda de acordo com Vinicius, isso indica que a quadra chuvosa de 2026 será composta de um cenário de cheias até a metade do ano e um de estiagem ao final dele, o que exige preparação para ambas as situações.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

FOTOS: cidade alagoana ganhará complexo voltado ao turismo religioso Cliente usa mosquiteiro em bar de União dos Palmares para escapar de infestação de moscas Governador entrega 1º Restaurante Popular Alagoas Sem Fome no interior do Estado Câmera de segurança flagra suspeito furtando dinheiro de mercadinho no Litoral Norte