Imagens mostram produção de vagões para o VLT de Arapiraca em fábrica no RS

Publicado em 29/01/2026, às 15h11
Imagens mostram produção de vagões para o VLT de Arapiraca em fábrica no RS - Divulgação / Ministério dos Transportes

TNH1 com Assessoria

Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que beneficiarão moradores de Arapiraca, em Alagoas, e de Campina Grande, na Paraíba, estão sendo produzidos na fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O Ministério dos Transportes divulgou, nesta quinta-feira, 29, imagens da produção.

LEIA TAMBÉM

As unidades destinadas à Arapiraca já estão em desenvolvimento e devem ser entregues em até um ano. O trem urbano vai ligar a estação João Paulo II à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O sistema contará com três comboios, cada um formado por dois vagões e terá 13 quilômetros de extensão, sendo nove deles sobre a ferrovia já existente, trecho que passa por ampla revitalização com substituição de trilhos e dormentes, além de quatro quilômetros de via totalmente nova.

Divulgação / Ministério dos Transportes

 

“Vamos ter no Agreste alagoano um transporte eficiente que garanta a melhoria na qualidade de vida das pessoas. É um investimento de cerca de R$ 500 milhões na infraestrutura e nos comboios, que serão levados da fábrica no Rio Grande do Sul para Arapiraca e Campina Grande”, detalhou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

O trecho de Arapiraca integra a estrutura concedida à Ferrovia Transnordestina Logística na privatização da Malha Nordeste, em 1998. Sem operação desde 2011, a linha será reativada para o transporte de passageiros.

Divulgação / Ministério dos Transportes

 

A pasta destacou que a implantação do VLT contribui para a redução de poluentes e gases de efeito estufa em comparação aos veículos movidos a combustíveis fósseis. O sistema também reduz a poluição sonora, incentiva o transporte coletivo, diminui a dependência do automóvel e melhora o tráfego urbano.

Divulgação / Ministério dos Transportes

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cidade do Sertão de Alagoas entra em situação de emergência por causa da estiagem IML aponta afogamento como causa da morte de jovem em barragem, em Campo Alegre Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções em ferro-velho em Arapiraca Aldeia Xucuru-Kariri recebe 3º Mutirão “Saúde Indígena em Movimento” com atendimentos especializados