IML arrecada brinquedos para sala especial de atendimento às crianças

Publicado em 07/05/2025, às 12h51
- Divulgação

Assessoria

O Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima iniciou nesta quarta-feira (7) mais uma edição da campanha Faça uma Criança Feliz. A ação busca arrecadar brinquedos para a sala lúdica de atendimento à criança do Núcleo de Atendimento Psicossocial (Naps) do órgão da Polícia Científica.

LEIA TAMBÉM

Os brinquedos novos ou até mesmo usados, mas em boas condições de uso, podem ser doados, a qualquer horário do dia, diretamente no prédio do IML, que fica na Avenida Luiz Avelino Pereira, no bairro do Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió. O outro ponto de coleta fica no protocolo da sede da Polícia Científica, localizada na Rua do Sol, no Centro da capital, das 08h às 14h.

Sonaly Freire, policial civil e assistente social do IML de Maceió, explicou que a sala lúdica do Naps é um espaço direcionado às crianças que vão realizar exames de corpo de delito e conjunção carnal. O ambiente conta com uma estrutura especial, decoração atrativa e brinquedos para acolher de forma humanizada os menores que, no final do atendimento, podem escolher e levar um brinquedo para casa. Com isso, o estoque precisa ser sempre renovado.

“A sala foi criada para melhor acolher os menores e, com o tempo, fomos observando que eles saíam da sala mais felizes do que entravam. Por isso, queremos acolher essas crianças de forma humanizada e arrecadar esses brinquedos, para que possamos amenizar a dor delas. Deixar a sala abastecida é uma forma de contribuir para a recuperação dos traumas”, afirmou Sonaly Freire.

Por esse motivo, o IML de Maceió realiza periodicamente a campanha que busca sensibilizar a sociedade civil para ajudar as crianças que sofreram violência física ou sexual e necessitam realizar os exames. Só em 2024, a unidade de medicina legal atendeu mais de 300 crianças de 0 a 13 anos de idade para realização de algum tipo de exame.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE