Impacto da violência na economia brasileira ecoa na imprensa estrangeira

Publicado em 13/06/2018, às 19h06

Redação


LEIA TAMBÉM

“Gasto do Brasil com segurança pública aumentou. Assim como a violência”, é o título de reportagem do jornal americano The New York Times, que traz um estudo conduzido pelo governo brasileiro, no qual se expõe o impacto da violência na economia do país.

No estudo –inédito– realizado pelo Brasil, a Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo federal concluiu que a morte dos jovens brasileiros vítimas da violência têm impacto direto na produtividade econômica do país. Para cada jovem de 13 a 25 anos que são assassinados, o país perde cerca de 550.000 reais. No período de 1996 a 2015, essa perda acumulou 450 bilhões de reais.


 Print de matéria no site do New York Times

Print de matéria no site do New York Times (New York Times/Reprodução)


O diário americano destaca que a violência impacta diretamente o produto interno bruto (PIB) brasileiro –em 2015 ela ceifou cerca 4,3% de todo o valor que o país gerou. Apesar de altos investimentos em segurança, as taxas de homicídio não param de crescer no país. Em 2016, o Brasil teve um recorde de 30 homicídios para cada 100.000 habitantes –– contra cinco homicídios para cada 100.000 pessoas nos Estados Unidos, segundo o jornal.

Episódios de violência recentes no Rio de Janeiro são citados na reportagem, como o tiroteio entre policiais e bandidos no Pão de Açúcar, “uma das principais atrações turísticas na cidade”; e os sete corpos encontrados na Praia Vermelha, na Urca. O diário assinala que as taxas de violência cresceram na cidade desde fevereiro, quando o presidente Michel Temer autorizou o uso de forças militares em operações de segurança.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto