Redação
Criado pela Constituição de 1988 e implantado pelo hoje senador Fernando Collor (PTB), quando era Presidente da República, em 1990, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa hoje 32 anos.
LEIA TAMBÉM
O próprio Collor, hoje candidato a governador de Alagoas pela segunda vez, ressalta a importância do SUS:
“Temos o maior programa de assistência médica do mundo. Foi um grande exemplo dado pelo Brasil quando garantimos a universalização dos atendimentos na área de saúde para a população, dando suporte às classes mais pobres, que não teriam condições de arcar com planos de saúde. É o maior patrimônio da população brasileira e se tornou o principal aliado da sociedade no enfrentamento à Covid-19 e outras emergências em saúde pública”.
Segundo o senador do PTB, foi justamente a pandemia da Covid-19 que consolidou o SUS:
“A eficiência nos atendimentos evitou grandes colapsos no país. Foi nesse momento mais fundamental para a população que o SUS mostrou sua eficiência, dinamismo, com uma resposta rápida.”
E acrescenta Fernando Collor:
“Fico feliz em ter proporcionado, como chefe da Nação, essa grande conquista para todos, ter sancionado a lei que criou o SUS e que hoje serve como referência pelo mundo”.
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar