Imprensa internacional repercute renúncia de presidente do Peru

Publicado em 21/03/2018, às 23h23

Redação

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, apresentou ao Congresso nesta quarta-feira uma carta de renúncia ao seu mandato após alegações de compra de votos às vésperas de uma votação pelo seu impeachment. Jornais internacionais repercutiram a notícia, citando fontes do governo e afirmando que Kuczynski apresentará sua decisão à nação ainda hoje pela televisão.

LEIA TAMBÉM

O jornal americano The Washington Post chamou de “chocante” a revelação de “vídeos secretos em que vários dos aliados do presidente foram pegos alegadamente tentando comprar o apoio de um parlamentar para barrar o impeachment do líder conservador”.

Segundo a agência Bloomberg, a renúncia faz dele “o primeiro presidente a cair como resultado direto da Operação Lava Jato no continente sul-americano”. A empresa de consultoria Westfield Capital, que pertence a Kuczynski, estava sendo investigada por suspeita de ter recebido propina da Odebrecht. O portal afirma, ainda, que o líder peruano já havia enfrentado uma tentativa de impeachment em dezembro, iniciativa esta que não obteve votos suficientes.

O espanhol El País anunciou a notícia em sua conta no Twitter com a legenda: “O presidente peruano Pedro Pablo Kuczynski renuncia frente à certeza de que seria destituído”.

O jornal americano The New York Times, por sua vez, publicou que o presidente peruano “ofereceu sua renúncia depois da divulgação de vídeos que parecem mostrar votos sendo trocados por dinheiro e favores políticos”.

Já as britânicas BBC e Reuters também chamaram atenção para a renúncia de Kuczynski, creditando a fontes governamentais a afirmação de que ele já teria apresentado sua decisão ao Congresso.

“O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, deve renunciar em meio a um escândalo de compra de votos, disseram fontes do governo”, escreve a BBC.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto