Imprensa norte-coreana destaca “diálogo de boa vontade” entre Trump e Kim

Publicado em 12/06/2018, às 21h11

Redação

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estão de acordo em seguir “passo a passo” e adotar ações “simultâneas” para conseguir a paz e a desnuclearização na Península da Coreia, segundo informaram nesta terça-feira, 12, (quarta-feira em Pyongyang) os meios de comunicação oficiais norte-coreanos.

LEIA TAMBÉM

Após a histórica primeira cúpula entre ambos países em Singapura, a agência estatal KCNA mencionou hoje em um extenso comunicado a intenção do presidente Trump de suspender as manobras militares conjuntas com Seul enquanto continua o “diálogo de boa vontade” entre Washington e Pyongyang.

Após dizer “que estava feliz de encontrar-se frente a frente com o presidente Trump”, Kim agradeceu a disposição do americano de resolver suas diferenças “de forma realista mediante o diálogo e negociações, longe da hostilidade do passado”, segundo detalhou a KCNA.

De acordo com a agência estatal, houve um debate “amplo e em profundidade sobre o estabelecimento de novas relações entre a RPDC (República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte) e os Estados Unidos e a construção de um mecanismo de paz permanente e duradoura”.

A KCNA também falou da declaração conjunta que ambos líderes assinaram, na qual os Estados Unidos oferecem garantias de segurança à Coreia do Norte, e assegurou que Washington ofereceu “suspender as sanções (contra Pyongyang) junto com o avanço na melhoria da relação mútua através do diálogo e da negociação”.

“Kim Jong-un esclareceu a postura de que, se os Estados Unidos tomarem medidas genuínas para construir confiança a fim de melhorar a relação entre a RPDC e os Estados Unidos, a RPDC também pode continuar adotando medidas de boa vontade”, destacou a agência norte-coreana.

O meio estatal repercutiu também o convite que Kim fez a Trump para visitar Pyongyang e do convite do presidente dos Estados Unidos a Kim para visitar a Casa Branca, que em entrevista coletiva na véspera afirmou esta que ocorreria no momento oportuno.

O principal jornal norte-coreano, o Rodong, também abordou hoje o encontro entre os líderes em uma extensa cobertura. Em sua manchete exibia cinco fotografias de Kim e Trump se cumprimentando durante suas múltiplas reuniões na cúpula, que se prolongaram por mais de quatro horas.

A cúpula de Singapura foi a primeira entre líderes de ambos países após quase 70 anos de confronto e 25 de negociações fracassadas e tensões pelo programa atômico norte-coreano.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto