Imunização contra dengue com vacina do Butantan começa nesta semana

Publicado em 15/01/2026, às 10h59
- Divulgação/Governo de São Paulo

CNN Brasil

Ler resumo da notícia

A cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, será a primeira do país a iniciar a vacinação contra a dengue com a Butantan-DV, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan. A imunização deve começar no próximo domingo (18), e integra um estudo de impacto coordenado pelo Ministério da Saúde para avaliar a efetividade do imunizante em larga escala.

LEIA TAMBÉM

O município foi selecionado por apresentar estrutura de saúde adequada e histórico de campanhas de vacinação em massa e no dia da vacinação, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e o Espaço Saúde funcionarão entre 8h e 17h. A campanha em Botucatu tem como meta imunizar 90% da população entre 15 e 59 anos.

A Butantan-DV é a primeira vacina do mundo em dose única capaz de proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. A vacina teve sua aprovação baseada nos resultados do ensaio clínico de fase 3, com acompanhamento de cinco anos.

Os dados apontaram 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e 100% de proteção contra hospitalizações no público de 12 a 59 anos. O estudo envolveu mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros e teve resultados publicados em revistas científicas internacionais.

Segundo os dados apresentados, o imunizante se mostrou seguro tanto em pessoas com infecção prévia quanto naquelas sem contato anterior com o vírus. As reações adversas foram, em sua maioria, leves ou moderadas, como dor no local da aplicação, vermelhidão, manchas na pele, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos graves relacionados à vacina foram considerados raros.

O Instituto Butantan também conduz estudos para ampliar a faixa etária de indicação da vacina. Já há autorização da Anvisa para pesquisas com pessoas de 60 a 79 anos, além da coleta de dados adicionais para possível inclusão de crianças de 2 a 11 anos no futuro.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. A FMB (Faculdade de Medicina de Botucatu) da Unesp participa do monitoramento dos casos de dengue, com análises laboratoriais que irão subsidiar os dados do estudo.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

AL registra redução nos casos de dengue e zika, mas alerta para prevenção no verão Sesau abre vagas para estudantes e residentes em Saúde no VER-SUS Alagoas União dos Palmares confirma caso de meningite tipo B; paciente estava viajando Mulheres têm carga genética mais alta para depressão, conclui pesquisa