CNN Brasil
A cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, será a primeira do país a iniciar a vacinação contra a dengue com a Butantan-DV, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan. A imunização deve começar no próximo domingo (18), e integra um estudo de impacto coordenado pelo Ministério da Saúde para avaliar a efetividade do imunizante em larga escala.
LEIA TAMBÉM
O município foi selecionado por apresentar estrutura de saúde adequada e histórico de campanhas de vacinação em massa e no dia da vacinação, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e o Espaço Saúde funcionarão entre 8h e 17h. A campanha em Botucatu tem como meta imunizar 90% da população entre 15 e 59 anos.
A Butantan-DV é a primeira vacina do mundo em dose única capaz de proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. A vacina teve sua aprovação baseada nos resultados do ensaio clínico de fase 3, com acompanhamento de cinco anos.
Os dados apontaram 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e 100% de proteção contra hospitalizações no público de 12 a 59 anos. O estudo envolveu mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros e teve resultados publicados em revistas científicas internacionais.
Segundo os dados apresentados, o imunizante se mostrou seguro tanto em pessoas com infecção prévia quanto naquelas sem contato anterior com o vírus. As reações adversas foram, em sua maioria, leves ou moderadas, como dor no local da aplicação, vermelhidão, manchas na pele, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos graves relacionados à vacina foram considerados raros.
O Instituto Butantan também conduz estudos para ampliar a faixa etária de indicação da vacina. Já há autorização da Anvisa para pesquisas com pessoas de 60 a 79 anos, além da coleta de dados adicionais para possível inclusão de crianças de 2 a 11 anos no futuro.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. A FMB (Faculdade de Medicina de Botucatu) da Unesp participa do monitoramento dos casos de dengue, com análises laboratoriais que irão subsidiar os dados do estudo.
LEIA MAIS