Incêndio na Chapada dos Guimarães está sob controle, diz ICMBio

Publicado em 09/09/2015, às 22h30
-

Redação


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou hoje (9) nota em que informa que o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está controlado, mas ainda não foi extinto. Segundo o ICNBio, as chuvas da noite de ontem na região ajudaram a diminuir as chamas, mas as equipes de combate continuam com os trabalhos em terra para acabar com os focos isolados de fogo.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães ocupa uma área de 33 mil hectares em Mato Grosso, nos municipios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. O fogo começou no final da tarde de terça-feira  (1°), na Morraria do Coxipó do Ouro, entorno do Parque Nacional. Na sexta-feira (4), o fogo atingiu a unidade de conservação e motivou o fechamento dos atrativos Mirante do Véu de Noiva e Cachoeirinha à visitação.

A coordenação de combate ao incêndio está calculando os danos ambientais e ainda não definiu quando os pontos turísticos do parque serão reabertos.

O combate conta com 40 brigadistas do ICMBio, que controla o parque, 25 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e 20 bombeiros apoiados por dois helicópteros, além de avião do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, usado para o lançamento de água. Moradores da região e voluntários também estão ajudando.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Filho do 'Careca do INSS' é preso e senador é alvo em nova fase da operação Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou