"Incerteza no mercado pode aumentar", diz especialista sobre decisão do Reino Unido

Publicado em 25/06/2016, às 09h27

Redação

Na avaliação de Lia Valls Pereira, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FG), ainda é difícil saber qual pode ser o impacto na economia brasileira com saída do Reino Unido da União Europeia. Por ora, o principal risco é que ocorra um aumento de incerteza no comércio mundial, adiando uma possível recuperação da economia global e afetando o Brasil. A seguir os trechos da entrevista concedida ao Estadão.

Qual pode ser o impacto do resultado do plebiscito sobre a economia do Brasil?

A questão principal é saber como vai ser a negociação da saída do Reino Unido. O Brasil não tem uma grande corrente de comércio com a Inglaterra, ou seja, não é muito por aí que o País será afetado.

O Brasil pode ser afetado de forma indireta?

Se a saída do Reino Unido afetar muitos mercados, isso pode levar a um ambiente de grande incerteza no mundo, o que prejudica mais ainda a recuperação do comércio mundial - e haveria um efeito sobre o comércio brasileiro e de outros países.

E a negociação envolvendo o Mercosul e a União Europeia?

Esse é o segundo ponto de incerteza, se as negociações do Mercosul com a União Europeia continuam com ou sem Reino Unido. Estamos no meio da negociação. Esse seria um ponto a observar. Em termos de médio e longo prazo, essa decisão também alimenta um pouco a dificuldade de fazer processo de integração. Acho que o Reino Unido vai procurar fazer essa saída da forma mais tranquila, porque não interessa em nada que ele seja prejudicado com isso.

É muito cedo para dizer que essa decisão pode trazer qualquer impacto para as negociações do Mercosul com a União Europeia?

Tudo depende de como eles resolverem. A União Europeia não negocia só com o Mercosul. Como eu disse, o Reino Unido não é o mercado principal nessa história. Então, é só saber se isso afeta o andamento das negociações. Agora, a saída do Reino Unido traz mais uma questão para o mundo. Foi um resultado muito polarizado. E tudo agora parece ser sempre polarizado. Em momentos de crise, se acirra muito essa questão nacionalista. Estamos assistindo um pouco a isso.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos Ônibus com estudantes cai de penhasco na Colômbia e deixa 17 mortos